21 agosto, 2014

PARECER DA SUB-COMISSÃO ÁCERCA DA SITUAÇÃO ACTUAL DE MOÇAMBIQUE : Exposição entregue ao Governo em 3 de Março de 1917 - Sociedade de Geografia de Lisboa : Comissão de Estudo e Propaganda de Moçambique. [Lisboa], Sociedade de Geografia de Lisboa, 1917. In-4.º (23cm) de 48 p.
1.ª edição.
Estudo que reflete, sobretudo, a preocupação das autoridade portuguesas com as pretensões sul-africanas à colónia de Moçambique nas previsíveis negociações do pós-guerra.
"A Comissão de Estudo e Propaganda de Moçambique da Sociedade de Geografia de Lisboa encarregou uma Sub-comissão do estudo da situação de Moçambique, sob o ponto de vista da influencia que nessa situação possam ter, em futuro mais ou menos proximo, as circunstancias derivadas da guerra da Europa e dos seus reflexos na Africa do Sul e Oriental."
NB - Este Parecer foi aprovado pela Comissão de Estado e Propaganda de Moçambique, em sua sessão de 7 de Novembro de 1917.
Subscrevem o Parecer: Joaquim José Machado; Thomaz Antonio Garcia Rosado; Eduardo Augusto Marques; Albano Augusto Portugal Durão; Ernesto de Vasconcellos.
Exemplar sem capas (de origem?), por aparar, em bom estado de conservação. Ligeiramente oxidado na 1.ª e última folha.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário