05 agosto, 2014

RODRIGUES, José Julio - A MUSICA DE WAGNER. Lisboa, Antiga Casa Bertrand - José Bastos, 1898. In-8º (19,5cm) de 415, [5] p. ; E.
1.ª edição. Impressa em papel de qualidade superior.
Ensaio wagneriano.
"O que a musica de Wagner tem de sublime é que, mais do que nenhuma outra manifestação de Arte, ella traduz esta espiritualisação da humanidade moderna, de uma maneira intensa.
Ella propria apresenta a imagem de ascendencia artistica formidavel da geração de hoje, tendente a um immaterialismo sempre crescente, tocando de perto nos attributos adivinhados da Divindade!
Ricardo Wagner foi o primeiro homem que descreveu em musica toda esta anciedade espiralada para esse tal Estado pressentido e superior, rolando consciencias nos antros da sua melodia e da sua instrumentação poderosa e vaga, e tirando do seu vago, o illimitado e profundo poder de suggestão que o caracterisa.
Foi entre o escarneo quasi universal, em face da mais formidavel opposição que jámais no mundo se tem feito ao triumpho de qualquer ideia, que o drama lyrico Wagneriano vingou."
(excerto do Cap. Terceiro, O Theatro e a Musica de Ricardo Wagner)
Matérias:
Prefacio
Livro Primeiro – Arte Moderna
Cap. I - Tendencias e anceios da arte moderna. Cap. II - O drama - a tragedia lyrica. Cap. III - O theatro e a musica de R. Wagner.
Livro Segundo – A Obra de Wagner
Primeira Impressão (Bruxellas – 1891).
Cap. I - A obra - As lendas no theatro Wagneriano.
Tannhauser – Drama Musical em 3 Actos
- Abertura. - Primeiro acto. - Estructura musical do 1.º acto. - Segundo acto. - Estructura musical do 2.º acto. - Terceiro acto. - Estructura musical do 3.º acto.
Lohengrin – Drama Musical em 3 Actos
- Preludio. - Primeiro acto. - Estructura musical do 1.º acto. - Segundo acto. - Estructura musical do 2.º acto. - Terceiro acto. - Estructura musical do 3.º acto.
A Tetralogia dos Niebelugen
- A idêa da Tetrologia. - Ouro do Rheno. - Walkyria. - Siegfried. - Crepusculo dos Deuses. - Reflexão final. - Postscriptum.
José Júlio Rodrigues (1876-1948). Natural do Funchal. “Um Homem da Arte e Professor de Química e de Física. O Professor José Júlio Rodrigues era um homem multifacetado como o mostra a múltipla obra que publicou, e que abrange não só a ciência experimental na química e ainda a física, mas também a Música e a Pintura, contribuindo para nos ligar aos movimentos europeus de arte, ciência e pedagogia. Liga tudo numa racionalidade que aplica ao fenómeno artístico da música e da pintura que nos impressiona pela coerência e firmeza com que o faz.”
Encadernação em meia de percalina com título e autor gravados a ouro. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário