03 dezembro, 2013

COSTA, José Daniel Rodrigues da – PEQUENA PEÇA // INTITULADA // O CAES DO SUDRÉ. // POR // JOSÉ DANIEL RODRIGUES // DA COSTA. // PESSOAS. // [personagens da peça] // [xilogravura] // LISBOA : // Na Offic. de JOSÉ DE AQUINO BULHOENS. // Anno de 1791. // Com licença da Real Mesa da Comissaõ Geral sobre o // Exame, Censura dos Livros. In-8.º (19cm) de 14 p.
1.ª edição.
Personagens:
Gerundio. Laura e Selia, Suas filhas. Estouvada, Creada. Dous Inglezes. Hum cégo, e rapaz do dito. Valerio, Peralta afrancezado. Huma Preta de mexilhoens. Hum Preto de Agoa. Dous Marujos. Hum Dentista. O Bando dos Touros, e Povo.
Raríssimo opúsculo, peça de teatro satírica em verso da autoria do incomparável José Daniel Rodrigues da Costa, autor entre outros, do Almocreve das Petas, Comboy de Mentiras, O Espreitador do Mundo Novo, Hospital do Mundo ou Barco da Carreira dos Tolos. A sua rivalidade com Bocage era conhecida, à semelhança do truculento padre José Agostinho de Macedo.
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação. Mancha antiga de humidade, cujos contornos são visíveis ao longo da obra; trabalho de traça de pouca monta junto ao festo.
Muito raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário