01 dezembro, 2013

COSTA, Alberto de Sousa – FRUCTO PROHIBIDO : romance (scenas da vida de Coimbra). Coimbra, França Amado, 1908. In-8º (19cm) de 514, [6] p. ; B.
1.ª edição.
“Rodrigo fez o curso dos lyceus em Evora e veio para Coimbra, matriculado em Direito, sete annos depois, com vinte e seis completos e um fulgôr quente de mocidade nas pupilas claras.
Era casado. “Casou no ultimo anno de preparatorios com uma hysterica beata das relações da familia – e contos de reis de renda annual em moios de trigo e cortiça. Seu pae, o Mascarenhas de «Almendra», miguelista ferrenho por tradição e por amor á sagrada religião de Nosso Senhor Jesus-Christo, disse-lhe um dia: - Prepara-te, que vaes casar com a Therezinha da Carregosa, bôa menina, temente a Deus e afinal, que diabo! a melhor herdeira do sitio…”
(excerto do texto)
Alberto de Sousa Costa (1879-1961). Escritor português, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. “Na sua carreira literária, dedicou-se ao conto, à novela, ao romance, ao teatro, à crónica, à literatura de viagens e ao ensaio, tendo sido um excelente camilianista. Foi um ficcionista de reconstituição histórica e de pitoresco regional. Os seus cenários preferidos retratavam a burguesia coimbrã e os rurais da região do Douro.”
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas apresentam defeitos marginais. Assinatura de posse na capa, folha anterrosto e rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário