23 dezembro, 2013

DUBARRY, Armando – OS INVERTIDOS. Por… (Trad. de Bernardo d’Alcobaça). Lisboa, Empreza Lusitana Editora, 1912. In-8.º (19cm) de VIII, 248, [2] p. ; B. Col. «Os Desequilibrados do Amor», II
Romance erótico publicado após a revolução republicana, em época de grande liberdade editorial; mais tarde, durante o regime do Estado Novo, viria a ser proibido e retirado de circulação. Não existe nenhum exemplar registado da BNP.
“A sciencia é um patrimonio commum, que ninguem esta auctorizado a estrangular, a confiscar em detrimento da universalidade dos indivíduos.
Pessoalmente, suppomos que cumprimos um dever mostrando a quantos os ignoram ou nem sequer suspeitam d’elles, os desiquilibrios da vida sexual e gritando-lhes:
- Cautella, amigos! Reparem que se despenham n’um abysmo.
E dizendo a outros:
- Tenham compaixão por esses inconscientes, por esses impulsivos, por esses loucos,; tratem-nos como se tratam doentes gravemente atacados do mal e eximam-se, se não querem propagar a gangrena, a lançar um véo espesso sobre enfermidades que, pelo contrario, devem trazer-se á luz do dia, porque a luz é, contra ellas, a melhor prophylaxia.
Para mais, devemos declarar que não escrevemos para meninos de escola; escrevemos para adultos, para homens conhecedores da vida, e os Desequilibrados do Amor são romances psychopathologicos nos quaes, visando um alvo philosophico, usamos do nosso direito de escriptor vulgarisador, que é o de tirar partido das nossas indagações, das nossas obeservações, das nossas meditações. Não fazemos romances estupida e alvarmente luxuriosos.”
(excerto do prefácio)
Exemplar em bom estado de conservação; fissura vertical na lombada.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário