04 dezembro, 2013

ASSUMPÇÃO, T. Lino d’ – AS ULTIMAS FREIRAS. Com uma carta por Antonio Ennes acerca das ordens e instituições religiosas. Porto, Livraria Portuense de Lopes & C.ª, 1894. In-8.º (21cm) de [4], XV, [1], 272 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Estudo sobre as instituições monásticas, e o seu fim anunciado.
Com um retrato do autor em extratexto.
“Tem sido o espectaculo das suas discordias, dos seus ciumes e dissidencias, das suas intrigas, das suas interminaveis luctas de penna em favor d’uma precedencia de logar, das suas veniagas na captação das honrarias e das influencias cortezãs, que me tem, aqui e ali, suscitado uma phrase mais acerba, uma ironia mais aspera. Tivessem elles sido bons e santos, humildes de coração e puros de intenções; tivessem tido para com os homens esse amor que queima e devora quem o experimenta; tivessem a devoção como resultante da affectividade para com Deus, e não como meio de dominio sobre o animo dos fracos, a quem nem sempre consolaram, que ainda hoje existiriam, tão fortes que não existiria cyclone de atheismo que os derribasse; porque não ha doutrina negativa que arranque as crenças cujas raizes vão ao fundo do coração.
E ellas, as freiras, não conspirassem, como as de Corpus Christi em favor de liberaes contra miguelistas; não explorassem as de Villa do Conde, com crueldade inclemente, o suor do pobre; não enviassem mensagens de congratulação a D. João VI, pelo feliz exito da villafrancada; não convertessem umas e outras as grades em salão mundano, e os coros em concertos profanos e ainda hoje o claustro, seria um asylo de paz, aberto ás almas sequiosas de tranquilidade, sofregas d’uma consolação tão suave como intensa, que se não encontra cá por fóra.”
(excerto do prólogo)
Matérias: - O Real Mosteiro de Santa Clara de Villa do Conde. - As Dominicanas de «Corpus Christi». - Moura e os seus mosteiros. - As Therezinhas de Coimbra.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo oxidadas; peq. falha de papel nas extremidades da lombada; mancha humidade antiga nas folhas iniciais e finais do livro.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário