12 dezembro, 2013

NORONHA, Tito de – MEMORIAS DE UM CHARUTO. Porto, Typographia de Antonio José da Silva Teixeira, 1868. In-8º (16,5cm) de 149, [1] p. ; B.
Valorizado pela dedicatória manuscrita do autor.
Curiosa paródia.
“Começam já a rir-se por um charuto merecer alguns capítulos; pois é perfeita injustiça; teem-se enchido grossos volumes, dos quaes os heroes não merecem duas fumaças, e tão barbaros, que nem sequer conheceram os effeitos psychologicos da pitada, e todas as suas vantagens therapeuticas.
Escusámos agora fazer a apologia de tão illustre membro da família nicotiana tabacum de Linneu, para o que não era preciso grande cabedal de intelligencia; todos lhe reconhecem os efeitos sympathicos, activando as faculdades intellectuaes, tornando a vista mais clara, e uma serie de et ceteras que encheriam as estantes de uma biblioteca…
 […]
O meu novo possuidor levou-me aos beiços e apertou-me entre os dentes de puro esmalte; reconhecia-se alli a mão de mr. de Vitry. Nada mais elegante do que este catita, bem frisado, chapéo um pouco obliquo, requebrando o corpo, como todos os matadores, não esquecendo o charuto no canto da bocca. Ninguem lhe ia perguntar se o apanhara na rua. As aparências hoje salvam e por ellas se avalia o homem. […] Ainda que o não quizesse, não podia deixar de considerar-me feliz, eu, que esperava finar-me entre o lixo, e que, por um rasgo de puro romanticismo, fui elevada até á altura dos queixos. O dandy tinha-me entre os dentes, e assim me levou até á rua da Gloria.”
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Restaurado. Guardas de brochura originais coladas em capas de cartolina.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário