22 dezembro, 2013

MORATO, M. J. Xavier – LIÇÕES DE BIOLOGIA MÉDICA. Lisboa, [s.n.], 1957. In-8º (22cm) de [2], 395, [3] ; [30] f. il. ; E.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Prof. Xavier Morato ao Prof. Luís Botelho.
Impressão em stencil de uma obra que viria a ser publicada em livro, com o mesmo título, anos mais tarde, em 1961. Ilustrado com tabelas, quadros, etc. ao longo do texto, e em separado com desenhos esquemáticos de página inteira.
“Iniciativa amiga fez gravar e reproduzir as lições que, no ano lectivo de 1955-56, foram por mim pronunciadas no curso de Biologia Médica da Faculdade de Medicina de Lisboa. Concluo que essa iniciativa obteve o êxito a que aspirava, pois se esgotaram todos os exemplares. Resolvi por isso rever as lições de 1955-56 e ampliá-las onde me pareceu indispensável e corrigi-las no que era essencial. Mantendo-se como se mantém o mesmo processo de impressão […] entendeu-se também que era indispensável ilustrar o texto com um mínimo de esquemas; sem eles certas matérias tornam-se ininteligíveis.”
(excerto do prefácio)
“A Biologia tem por objecto o estudo dos seres vivos. Bios significa vida, logos discurso ou estudo.
Importa, naturalmente, definir os limites da Biologia. Nesta cadeira, intitulada Biologia Médica, os senhores aprenderão uma série de noções de Biologia; mas, devemos confessar, desde já, que não há uma Biologia Médica, como não há uma Biologia Farmacêutica, nem quaisquer outros tipos particulares de Biologia.
A Biologia é só uma e quando dizemos Biologia Médica queremos apenas dizer noções de Biologia dedicadas àqueles que pretendem fazer o curso de Medicina.”
(excerto da introdução)
Manuel João Xavier Morato (1906-1989). “O Professor Xavier Morato, que foi o 50.º Presidente da Sociedade de Ciências Médicas, exerceu um mandato influenciado pelos caminhos que o seu próprio percurso cruzou: a emergente importância da biologia na medicina moderna, na explicação dos seus fundamentos e nas promessas de aplicação prática no seu futuro. Foi o primeiro professor dessa nova disciplina – a Biologia Celular – na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Xavier Morato foi um internista respeitado pelos seus conhecimentos médicos muito vastos, pelo seu espírito arguto e pelo seu sentido clínico. Todavia, foi como morfologista que a sua intervenção académica e científica e a sua carreira adquiriram justa proeminência. Descendente da escola de microscopia de Lisboa, que teve em May Figueira, Celestino da Costa e Roberto Chaves os seus mais iluminados cultores, Xavier
Morato acrescentou-lhe prestígio como virtuoso na aplicação das impregnações argênticas no estudo da hipófise e no uso da microscopia electrónica, metodologia de que foi um dos primeiros utilizadores em Portugal. As suas investigações ultra-estruturais deram origem a uma obra científica que se dispersa por um amplo campo de interesses.
Na Faculdade de Medicina de Lisboa, a sua direcção ficou assinalada por uma marcada evolução na organização administrativa da Escola, que muito foi beneficiada pelo prestígio de que gozava junto do poder político.
O Professor Xavier Morato foi um notável pedagogo: as suas exposições possuíam invulgar clareza e uma apurada elegância. Os textos das suas aulas originaram publicações didácticas de referência, constituindo peças modelares de actualidade, rigor de escrita e elegância formal.” (in www.scmed.pt)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada, recoberta por protecção de plástico.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário