27 dezembro, 2013

COOPER, o americano – LEONEL LINCOLN, OU O CERCO DE BOSTON. Por… Traducção livre do inglez por C. E. da C. G. Tomo I [e II, III e IV]. Lisboa, Na Imprensa Nevesiana [e na Typographia de J. J. de Salles], 1848-1849. 4 vols in-4º (15,5cm) de 276 p. ; 273, [1] p. ; 253, [1] e 267, [1] p. ; E. em 2 tomos.
Romance histórico sobre a Revolução Americana da autoria de Fenimore Cooper.
“Acontecimentos ha, que marcam uma epocha notavel na historia das nações e do mundo; e tal foi a revolução das provincias Americanas do Norte, que as separou da mãi-patria – a velha Inglaterra. Sobre este acontecimento, ou facto importante, fundou I. Fenimore Cooper, um dos mais distinctos romancistas dos nossos tempos, o seu admiravel romance Leonel Lincoln, ou o Cerco de Boston. N’elle quiz o auctor perpetuar ainda, debaixo de uma nóva forma, as gloriosas acções que os seus compatriotas fizeram para conquistarem a sua independencia e liberdade; e nós, traduzindo-o, quisemos não só verter em linguagem patria um bello e interessante romance, mas mostrar, por um grande exemplo, quanto convem que os governos sejam moderados e justos; porque da falta de moderação e justiça rebentam necessariamente as revoluções. Todo o abuso de força he evidente signal de fraqueza; e este abuso gerou a revolução da America Ingleza, e mostrou a fraqueza do governo Britanico.”
(excerto do prefácio)
James Fenimore Cooper (1789-1851). Foi um prolífico e popular escritor americano do início do século XIX. Considerado o primeiro grande romancista americano, escreveu sobretudo romances de aventuras - históricos e marítimos, e de espionagem. A sua obra mais conhecida é talvez «O Último dos Moicanos» (1826).
Encadernações coevas em meia de pele com ferros gravados a ouro nas lombadas.
Exemplares em bom estado de conservação. Falta a f. anterrosto em todos os vols.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário