02 dezembro, 2013

FORÇA AÉREA PORTUGUESA : BASE AÉREA 2 – 1956 : Actividade Operacional. Ota, 31 de Dezembro de 1956. Direcção e redacção: Comandante M. A. Homem de Figueiredo, Cor. Pil. Av. Tirocinado. Ilustração e montagem de António Rebelo Carvalheira, Fur. Piloto Aviador. Ota, Impresso na Secção Técnica da B.A. 2, 1956. In-4º grd. (28cm) de 42 f. ; il. ; B.
Relatório das actividades da Base Aérea da Ota, relativo ao ano de 1956, impresso em Rotaprint.
Ilustrado com desenhos de belo efeito, diagramas, gráficos, mapas e quadros.

“Os gráficos e quadros que se apresentam mostram a actividade da Base Aérea nº2 durante o ano de 1956 na parte que respeita directamente ao Treino Operacional.
Pretende-se assim dar uma ideia das actuais possibilidades operacionais da Unidade e elementos para acções futuras.
Os resultados, considerados bons, mereceram elogiosas referências dos CHEFES e das entidades estrangeiras, e foram conseguidos deveido à perfeita Chefia dos Comandos Superiores e à vontade indomável, ao espírito de bem servir, à competência técnica e à dedicação que um punhado de Oficiais, Sargentos e Cabos têm posto ao serviço das FORÇAS AÉREAS PORTUGUESAS.
O COMANDANTE DA BASE”
Matérias:
Organização
– Organização da Base. – Organização do Comando da Base. – Organização do Grupo de Caça. – Organização da Esquadra. – Organização do Grupo de Apoio. – Organização dos Serviços de Aeródromo.
Grupo de Caça
– Horas de voo. – Transporte de Aviões. – Missões de Navegação com aterragem no Estrangeiro. – Manobras no Estrangeiro (Exercício “Argus” e “Whipsaw”). – Exercícios e Manobras no País. – Detalhe do Treino Operacional. – E.I.C.P. - Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem.
Grupo de Apoio e Serviços de Aeródromo
– Actividade da secção de motores. – Meteorologia – actividade. – Cursos. – Movimento do G. C. A. – Movimento do Aeródromo – totais de descolagens ; totais de aterragens.
Segurança de Voo
– Acidentes com aviões de jacto. – Razão de acidentes com aviões de jacto.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário