26 dezembro, 2013

LEITÃO, Joaquim - O ATAQUE A CHAVES (Croquis do terreno do combate pelo alferes Alberto Braz). Como bastante documento de fidelidade historica d'este volume, fecha-o um relatorio militar da acção, elaborado e assignado pelo capitão Remedios da Fonseca, Tenentes Victor de Menezes e Saturio Pires, e pelo Alferes Alberto Braz. Pôrto, Edição do Autôr, 1916. In-8º (19cm) de 249, [7] p. ; il. ; B. Col. Uma Epoca, IX
1.ª edição.
Muito ilustrada no texto com retratos individuais e em grupo de participantes no combate.
Relato dos acontecimentos do dia 8 de Julho de 1912 - o ataque a Chaves - sob o ponto de vista monárquico.
Matérias:
-  Caminho de Chaves. - Rompendo o fôgo. - O canhão chama a Columna Souza Dias. - O corpo-a-corpo na carreira de tiro. - Bála Macabra. - A Meio do Combate. - A investida. - As tres horas culminantes de fôgo. - O Abandono do espaldão. - Ultimas posições frente a Chaves. - Ultimos cartuchos. - Almas d'aço. - Documento e Notas.
Joaquim Antunes Leitão (1875-1956). "Célebre escritor e jornalista monárquico, nasceu no Porto em 1875 e faleceu em Lisboa no ano de 1956. De formação académica na área da Medicina, ao longo da vida ocupou o cargo de Secretário-geral da Academia das Ciências de Lisboa, Director do Museu da Assembleia Nacional da Restauração, Inspector das Bibliotecas, Arquivos e Museus Municipais de Lisboa, Director Geral da Assembleia Nacional. Era sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras. Após a instauração da República viveu dois anos exilado, 1911 e 1912, embora dirigindo o único jornal monárquico de Portugal, «O Correio», que era editado no Porto. Publicou uma extensa obra, composta por vários géneros literários, como o romance, o conto e o teatro, e ainda diversos ensaios e livros de história, alguns dos quais relativos às Incursões Monárquicas provenientes do Norte da Galiza" (in diarioatual.com)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário