DOYLE, A. Conan - THE HOUND OF THE BASKERVILLES. Another adventure of Sherlock Holmes. By... Author of the "Adventures" and the "Memoirs" of "Sherlock Holmes," "The War in South Africa," etc. etc. Copyright Edition. Leipzig, Bernhard Tauchnitz, 1902. In-8.º (17 cm) de 270, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Obra impressa em Leipzig, terá precedido a "primeira edição" publicada em Londres, no mesmo ano, sendo consideravelmente mais invulgar que esta.
A publicação em folhetins de The Hound of the Baskervilles por Arthur Conan Doyle na The Strand Magazine foi concluída em abril de 1902. Esta edição de Christian Bernhard Tauchnitz (1816-1895) foi publicada em 1 de Maio de 1902, de modo que, a possibilidade de ter sido distribuída antes da edição original britânica, dada aos prelos igualmente em 1902, é real, tendo impresso na folha de rosto a indicação 'Copyright Edition'. Na época não existia nenhuma convenção internacional de direitos autorais e, apesar de ter fama de se dedicar à contrafacção, foi Bernhard Tauchnitz quem, na década de 40 do século XIX, tomou a iniciativa de propor o pagamento de direitos a conhecidos escritores britânicos em troca de uma autorização explícita para publicar os seus trabalhos. Foi esse movimento, mais do que qualquer outro, que estabeleceu a Tauchnitz como a mais proeminente editora continental de romances em língua inglesa, uma posição que a empresa ocupou durante a maior parte dos seguintes 100 anos. Com esses acordos firmados, Tauchnitz conseguiu obter os primeiros textos de novos romances e publicá-los no continente mais ou menos simultaneamente com as edições do Reino Unido e, em alguns casos, até antes. (Fonte consultada: https://www.tauchnitzeditions.com/dickens.htm)
The Hound of the Baskervilles é um
clássico da literatura policial, talvez a mais popular obra de Sir Arthur
Conan Doyle, tendo sido adapatada para o cinema em várias línguas, em 18
ocasiões. Neste
romance, Holmes e Watson investigam o mistério da lenda que assombra gerações de Baskervilles e da criatura bestial - o "cão" - que assola os arredores da mansão da família.
Sir
Arthur Conan Doyle (1859-1930). Escritor e médico escocês, famoso sobretudo pela autoria de dezenas de best-sellers da literatura policial e da "paternidade" de Sherlock Holmes, personagem de culto deste género de literatura.
Encadernação em percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal. Carimbo de posse na f. ante-rosto.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Peça de coleção.
125€
Sem comentários:
Enviar um comentário