KROPOTKINE, Pedro - O ESPIRITO REVOLUCIONARIO. Traducção de José Bacellar. Bibliotheca da Geração Nova. Lisboa, Typographia do Commercio, 1906. In-8.º (18,5 cm) de 31, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Folheto do russo Piotr Kropotkin (1842-1921), ideólogo do movimento anarquista mundial, exemplo da literatura revolucionária da época a que importantes franjas do operariado e intelectualidade nacional não foram indiferentes.
São muito raros e curiosos estes opúsculos doutrinários, distribuídos semi-clandestinamente. A BNP não menciona.
"Para além de um crescente número de jornais, em pouco tempo os anarquistas criaram
um conjunto de pequenas editoras (bibliotecas) sobre temas dia ideário acrata. Era
um trabalho articulado com o movimento anarquista internacional. [...]
A lei de 13 de
Fevereiro de 1896 impediu o crescimento destas bibliotecas, mas não a edição de obras
que passaram a ter os mais variados editores. [...]
Em 1906, a Biblioteca Geração Nova, edita O Espírito Revolucionário, Kropotkine."
(Fonte: Fontes, Carlos - Anarquismo em Portugal (1796-2022), 2022)
"Apresentam-se epochas, na vida das sociedades, em que a Revolução se torna uma necessidade imperiosa e se impõe d'um modo absoluto. Novas ideias, por toda a parte apostolisadas, tratam de sahir á luz, de procurar uma applicação na vida, no que são constantemente impedidas pela força retroactiva dos que teem todo o interesse na manutenção do antigo regimen: afogam-se na atmosphera suffocante dos velhos prejuizos e das tradições. As ideias recebidas sobre a constituição dos Estados, sobre as leis de equilibrio social, sobre as relações politicas e economicas dos cidadãos entre si não resistem já á critica severa que as alveja constantemente tanto no salão como na taberna, tanto nas obras do philosopho como na conversação diaria."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos cortes marginais. No interior, algumas páginas apresentam rasgões (sem perda de suporte).
Raro.
Com interesse histórico.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário