31 janeiro, 2024

TAVARES, D. Regina M. B. -
HISTORIA COMPLETA DA PROSTITUIÇÃO.
Por... A Luxuria atravez dos tempos. Edição illustrada. Lisboa : Rio de Janeiro, Empreza Litteraria Universal, [1913]. In-8.º (19x13,5 cm) de 95, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante história da prostituição, desde os tempos bíblicos até à actualidade, em Portugal e no mundo.
Obra de D. Regina M. B. de Tavares, sendo que, a paternidade do livro pertence efectivamente a Augusto Bugalho Gomes, que aliás assina a capa como autor.
Ilustrada com sugestiva fotogravura separada do texto. Na capa consta a informação Edição illustrada com magnificas gravuras, ao invés da f. rosto com o singelo: Edição illustrada. O livro possui apenas uma estampa no interior.
"A historia da prostituição, tem fatalmente que abordar a da mulher impúdica atravez das éras.
A prostituta, é aquella que negoceia com os seus favôres, vendendo o corpo.
Dar o perfeito, o exacto inicio da prostituição, é hoje um impossivel, pois, embora lancêmos os olhos para as mais remótas paginas da Humanidade, sempre encontramos este commercio em uso; comtudo, não julgamos que, com os primeiros habitantes da Terra, viesse logo a prostituição.
Após a evolução da materia que formou a Terra, e, em seguida ao apparecimento dos seus primeiros habitantes, não podia de forma alguma, haver logo a prostituição, pois, homens e mulheres, tinham tudo quanto necessitavam."
(Excerto do Prologo: A prostituição atravez dos seculos)
"Nos primeiros anos da República, Bugalho Gomes, traça o roteiro dos diferentes espaços da prostituição lisboeta; os prostíbulos então mais conhecidos eram os da Ana do Cão na Travessa da Palha, da Barbuda na Travessa do Poço da Cidade, da Maria do Porto na Rua do Diário de Notícias e da antiga Antónia Morena, na Rua das Gáveas, entre muitos outros. Os colégios de apatroadas dividiam-se entre as arterias mais discretas da baixa pombalina e o Bairro Alto, enquanto quem preferisse as estrangeiras (francesas e espanholas, quase em exclusivo), se deveria dirigir à Rua do Ferragial de Baixo, à Travessa do Poço da Cidade, e ás ruas das Gáveas e da Glória. A casa de passe mais recatada era a da Caldeira no nº 14 da Travessa do Fala-Só."
(Fonte: https://educar.files.wordpress.com›boemia)
Indice:
Advertencia | Prologo: A prostituição atravez dos seculos | Primeira Parte: I - Duas palavras acerca da galanteria grega. II - Cortezãs gregas. III - Cortezãs romanas. IV - A postituição masculina - As rameiras lativas. V - Priapo. Cortezãs consideradas santas. VI - Libertinagem no Egypto. O phaulus e o triangulo. Obscenidades nos templos. Orgias entre os egypcios. Os lubricos Pharaós. Profanação dos cadaveres. Segunda Parte: I - A prostituição na França. Cortes dos Milagres. Napoleão Bonaparte. II - Algumas cortezãs do seculo XVII. Theroigne de Mericourt. III - Tempos actuaes. IV - A prostituição no Oriente e n'outras partes do globo. V - Algumas palavraas sobre a prostituição na Inglaterra,  Londres e Manchester. VI - As prostitutas de Berlim. A prostituição em Mitteweida. Na Suissa. Na Dinamarca. Na Hollanda. No Japão. Nas regiões polares. Na Italia. Roma. Turim e Napoles. Nos Estados Unidos. Na Hespanha. Terceira Parte: I - A prostituição em Portugal. Tempos remotos. As invasões dos romanos. Viriato e Sertorio. II - A prostituição em Portugal atravez dos seculos. III - Situação actual. Lisboa e Porto. Pederastia. IV - A prostituição nas provincias. | Epilogo.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com defeitos e pequenas falhas de papel marginais. Assinatura de posse na f. ante-rosto. Carimbo com o nome do autor sobreposto ao nome impresso na f. rosto e na Advertencia.
Raro.
85€

Sem comentários:

Enviar um comentário