04 janeiro, 2024

MENESES, J. L. Calheiros e -
O COMÉRCIO EXTERNO DOS PRODUTOS FLORESTAIS METROPOLITANOS. Posição relativa da Cortiça. Por... Engenheiro silvicultor. [Lisboa], [Junta Nacional da Cortiça], 1953. In-4.º (26,5x21 cm) de 43, [1] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B. Separata do Boletim da Junta Nacional da Cortiça
1.ª edição independente.
Importante subsídio para a história do comércio e indústria corticeira.
Ilustrado com inúmeros gráficos e quadros estatísticos ao longo do livro, e, separado do texto, um desdobrável de grandes dimensões (26x134 cm): Importação de Produtos Florestais.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Ao longo da exposição que se segue procurámos acompanhar a evolução da oferta e da procura dos excedentes e necessidades do País em produtos florestais, como o tempo e os factos a moldaram, o que de definitivo ou precário parece resultar, o comportamento dos mercados externos com quem negociamos e a importância do sector silvícola na economia nacional. Então, e porque o objectivo em mira consiste na determinação de motivos orientadores duma política florestal, ensaia-se a apresentação através dos resultados, cotejando-os com o condicionalismo físico e económico de Portugal, da hierarquia das espécies florestais mais aconselháveis a uma explorabilidade útil, salientando o preponderante papel desempenhado pelos sobreirais, como competia ao autor e local onde se publica o estudo."
(Excerto da Introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e silvícola.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário