PIMENTEL, Alberto - O PORTO DA BERLINDA. Memorias d'uma familia portuense. Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron : Casa Editora : M. Lugan, Successor, 1894. In-8.º (19 cm) de [26], 281, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Obra muito curiosa e satírica sobre a cidade do Porto, as suas gentes - usos e costumes -, pela pena inconfundível de Alberto Pimentel.
O final do livro - cerca de 40 páginas - são preenchidas com o texto Memorias d'uma familia portuense que mais não é que parte da história da vida familiar do autor, que inclui referências ao seu avô, pai e tias, merecendo especial destaque nestas "memórias" o desembarque das forças liberais no Porto, com D. Pedro IV à cabeça, e alguns episódios relacionados com a guerra civil. Muito interessante.
"O livro que hoje publico pertence a um genero muito conhecido. As compilações de diversos textos relativos a um unico assumpto são, em geral, recebidas com agrado, porque reunem o deleite da variedade á unidade do pensamento.
A respeito do Porto é, porém, cuido eu, este o unico livro que da primeira á ultima pagina sustenta a indole de uma larga compilação.
Denominei-o O Porto na berlinda, porque o texto é umas vezes favoravel, outras desfavoravel ao Porto, e porque nos jogos de prendas «estar na berlinda» vale o mesmo que estar no banco dos réos, ter de ouvir o que todos os outros nos querem mandar dizer de agradavel ou desagradavel, do mesmo modo que, no tribunal, o réo tem de ouvir tanto o advogado da defeza como o da accusação.
Ligeiros commentarios meus glosam o texto, intercalados n'elle.
Posto isto, só me resta dizer adeus aos criticos do Porto..."
(Excerto do Prologo)
Indice:
Prologo. | I - Origens historicas. II - Ruas do Porto. III- Usos e costumes. IV - Typos do Porto. V - A portuense. VI - Bellas-artes e bellas-lettras. VII - Theatros. VIII - Rio Douro. IX - Arrabaldes. X - Reliquias historicas. XI - Os bairros da cidade. | Memorias d'uma familia portuense.
Belíssima encadernação meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas originais. Apenas aparado e carminado à cabeça.
Exemplar em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas de papel.
Muito invulgar.
50€
Sem comentários:
Enviar um comentário