22 outubro, 2022

CARLOS JOÃO RADEMAKER. Esboço biographico.
2.ª edição. Os Contemporaneos. Num 8
. Lisboa, Escriptorio da Empresa, [1875]. In-8.º (14 cm) de 30, [2] p. ; B
Biografia de Carlos Rademaker, importante eclesiástico português de oitocentos.
"Em Portugal, depois da extincção das ordens religiosas, raros teem sido os oradores que tenham abrilhantado o pulpito.
A vida conventual, livre de muitos dos mais embaraçosos cuidados da vida civil, dava largo tempo áquelles que desejavam illustrar-se a fundo nas sagradas letras. As famosas bibliothecas dos conventos e o socego de que gosavam aquelles, que desejavam com vagar consultal-as; o conselho e a lição que os noviços de prompto achavam nos mais velhos e nos mais doutos membros da sua ordem; a pratica quotidiana entre individuos, que cogitavam quasi sempre os mesmos assumptos; e outras muitas causas, que por sabidas não mencionamos, faziam com que o frade, que nascia com talento, achasse muitos mais meios de o cultivar e desenvolver, do que o padre secular, a quem falleciam quasi todos estes recursos. [...]
O padre Carlos João Rademaker, um dos primeiros ornamentos do pulpito portuguez, contemporaneo, e de quem vamos, ainda que mal, traçar a biographia, recebeu a sua educação n'uma casa religiosa."
(Excerto do Cap. I)
Carlos João Rademaker, mais conhecido por Carlos Rademaker (Lisboa, 1 de agosto de 1828 - Lisboa, 6 de junho de 1885). "Foi um sacerdote católico português, principal impulsionador da reintrodução em Portugal da Companhia de Jesus, decorrido quase um século após o seu banimento, em 1759, por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (não obstante uma efémera presença entre 1829 e 1833 a convite de D. Miguel I). Depois de uma campanha de décadas, com avanços e recuos vários, Carlos Rademaker conseguiu a 25 de Julho de 1880 a restauração da Província Portuguesa, já então com 120 membros e três Colégios."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas de protecção simples e lisas.
Raro.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário