HOPFINGER, K. B. - ALÉM DA EXPECTATIVA. A HISTÓRIA DO VOLKSWAGEN. [Por]... M. S. A. E., M. S. I. A. Tradução de Nicolau Lemos. Colecção Divulgação. Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade, 1960. In-8.º (18,5 cm) de 252 p. ; [20] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessantíssima monografia sobre a história da Volkswagen, vista sob um ponto de vista pouco habitual. Trabalho curioso e importante sobre a conhecida marca alemã de automóveis, incluindo os contornos político-industriais que concorreram para a sua criação e desenvolvimento, escrito por um antigo oficial do Exército Inglês que foi responsável pela fiscalização da fábrica VW no pós-guerra.
Livro ilustrado no texto com alguns (poucos) desenhos, e em separado com 20 páginas pejadas de fotografias a p.b.
"Este livro foi parcialmente inspirado em muitas, longas e interessantíssimas conversas que tive, no decorrer dos anos de 1949 e 1950, com o Dr. Porsche, o responsável pelo desenvolvimento técnico do Volkswagen. Grande parte do material em que o livro se baseia foi escrito imediatamente após os nossos colóquios, e decidi nada modificar depois da morte do Dr. Porsche, com 76 anos, no dia 30 de Janeiro de 1951, quando todo o mundo já o consagrara como autêntica autoridade mundial da técnica e construção automóvel.
A ideia de que o Volkswagen - o carro do povo - foi concebido por Adolf Hitler como hábil manobra política de aliciar adeptos para o regime, tem a sua justificação no facto de, realmente, toda a nação germânica o ter apoiado nas suas desmedidas ambições, culminadas na eclosão da II Guerra Mundial. Mas, quando a guerra começou, a fábrica Volkswagen estava ainda em construção e apenas parcialmente em laboração. Durante os anos de guerra, produziu menos de 100.000 veículos militares e grandes zonas da fábrica foram destruídas pelos bombardeamentos das forças aéreas aliadas. Finalmente, com a ocupação quadripartida da Alemanha, coube às forças do Exército Britânico a tarefa de ali exercerem a sua fiscalização. Graças às necessidades crescentes de se resolverem os problemas do desemprego e da carência de veículos, as autoridades britânicas fomentaram a reconstrução até 1947, data em que a fábrica foi entregue ao Governo da Alemanha Ocidental. A partir de então, a grande unidade industrial passou a trabalhar sobre «contrôle» do Governo Germânico.
A maior parte deste livro baseia-se, por isso, no estudo dos arquivos oficiais, britânicos, franceses e alemães, e em entrevistas com individualidades a eles directa ou indirectamente ligadas, que, em qualquer dos casos, testemunharam as várias fases de desenvolvimento do Volkswagen
A minha experiência de oficial dos serviços técnicos do Exército Inglês designou-me para proceder ao exame de um veículo militar Volkswagen capturado - e foi esse o ponto de partida do meu interesse pelos pormenores técnicos do carro. [...]
Mais tarde, correspondente técnico de muitos jornais e revistas de automobilismo, tanto britânicos como estrangeiros, visitei as fábricas Volkswagen, sempre com intervalos nunca superiores a quatro meses. Acompanhei portanto, a par e passo, a reconstrução das fábricas e o desenvolvimento da cidade de Wofsbuug.
Mas, só com as minhas frequentes visitas às oficinas e inumeráveis conversas com aqueles, poucos, que faziam parte da organização em 1938 e tinham voltado, agora, para a Volkswagenwerk G. m. b. H., este livro não poderia ter sido escrito."
(Excerto da Nota do Autor)
Índice: Nota do Autor. | Introdução. | Quem era Porsche? | A «voiturette» Lohner-Porsche.| Austro-Daimler. | Motores para aeroplanos. | Daimler-Benz. | De novo na Áustria. | O regresso a Estugarda. | O Plano. | O Projecto n.º 12. | O «Volksauto» Zundapp. | Porsche visita a Rússia. | O projecto dum carro de corridas. | O «Volksauto» N. S. U. | Carros e políticos. | Um relatório importante. | A ordem oficial. | O Volkswagen - «Série 3». | Falham certas previsões. | A viagem aos E. U. A. | Experiências com os protótipos «Volkswagen». | Outra opinião. | Instruções de Hitler. | A caça aos técnicos. | Count von Schulenburg's Estate. | O arquitecto. | A primeira pedra. | A sombra da guerra. | A escolha de Rommel. | Anos de guerra. | Caos, ocupação e prisão. | Um começo diferente. | O projecto 356. | A cidade próspera. | Além da expectativa. | Factos que todos compreende.Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com pequenos defeitos marginais. Lombada apresenta falha de papel na extremiadde superior.
Raro.
Com interesse histórico e automobilístico.
35€
Sem comentários:
Enviar um comentário