16 setembro, 2021

BRAVO, João Maria - O LIVRO DO CAÇADOR
. Plano de Educação Popular.
Colecção Educativa : Série J - Número 4. Lisboa, Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1957. In-8.º (16,5 cm) de 194, [6] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Manual do caçador publicado na apreciada Colecção Educativa.
Livro ilustrado ao longo do texto, em página inteira, com bonitos desenhos de Artur Correia, que também assina a capa.
"Caçador, este é o teu livro, o livro com que procuramos aperfeiçoar-te na arte de caçar.
Será esta a primeira vez que ouves chamar arte à caça, essa coisa que apaixona mais de cem mil portugueses, e te faz correr quilómetros e quilómetros, às vezes, quase já sem forças, de barriga a dar horas e o fato rasgado pelas estevas ou pelo tojo, empurrado por essa ânsia de aplacar o vício terrível, que não perdoa, e que, quanto mais se pratica, mais vício se torna.
Dissemos que caça é arte.
É arte «fechar» uma perdiz que nos passa, puxada pelo vento, a mais de quarenta metros, por cima da cabeça. É arte «enrolar» o coelho, que «picado» pelos cães, se vai enfiar no maroiço de pedras. E tu, se conseguires «pendurar» a perdiz ou o coelho que te saltou nessas condições, és um artista."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio. | Capítulo I: I - Tiro de caça; II - Da escolha da arma; III - O tiro em movimento; IV - A forma de meter a arma à cara - métodos de apontar e correr a mão. Capítulo II: Armas e munições. Capítulo III: Narrativas e episódios. Capítulo IV: Dos inimigos da Caça e seus costumes. Sua distribuição pelos doze meses do ano. Capítulo V: I - Descrição de alguns processos de caça; II - Calendário.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas.
Pouco comum.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário