19 setembro, 2021

CONSELHOS A UM PESCADOR
. [Lisboa], Editado pelo Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau, 1940. In-8.º (16,5 cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de  recomendações técnicas e morais aos pescadores de bacalhau, para que a Faina se desenrole dentro da maior ordem e respeito por todos, observando as regras de segurança e promovendo um são convívio a bordo, mitigando dessa forma, na medida do possível, a dureza do trabalho e as saudades da terra e da família.
"Amigo pescador:
Vais iniciar uma nova campanha nos bancos. São uns cinco ou seis meses que vais passar no mar com os teus companheiros, longe dos teus e da tua terra. Quanto aos teus, àquêles que mais queres neste mundo, por quem te sacrificas a tão duros trabalhos e tão longa ausência, está tu tranqüilo, não lhes falta o pão nem notícias tuas, pois o Grémio velará por isso. Quanto a ti, é da tua conduta, da forma como trabalhares e pescares, como obedeceres aos teus oficiais e capitão, como tratares os teus companheiros de bordo, que depende o passares esta safra sem custo e, regressares ao teu lar com alegria, saúde e bons proventos, que te ponham ao abrigo da miséria no inverno seguinte.
Bem sei que, durante tôda a campanha, o teu único pensamento é pescar muito e bem, para de-pressa se fazer o carregamento e chegar a feliz hora do regresso. Mas, para conseguires isso atende ao que vais ler, pois é escrito para teu bem, por um companheiro da vida do mar como tu, que conhece, não por passar tempo de horas agradáveis mas sim por modo de vida, por necessidade de ganhar o pão nosso de dia, as horas incertas e trágicas da tormenta e, as horas dôces e agradáveis da bonança e solidão no mar, longe da mesquinhês do mundo e da maldade dos homens, mais perto da graça de Deus e da sua protecção."
(Excerto de I - Antes da partida para os Bancos)
Matérias:
I - Antes da partida para os Bancos. II - A pesca. III - O tratamento do bacalhau. IV - O fabrico do óleo de fígado de bacalhau.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário