28 janeiro, 2021

MOITAS, José Pereira - OS PHARISEUS DA ACTUALIDADE E OS RELIGIOSOS DE TODOS OS TEMPOS.
Confronto do julgamento dos réos Francisco de Paula Albano da Silveira Pinto, advogado dos Auditorios do Porto, accusado do crime de adulterio e o padre Agostinho Alves dos Santos Silva, abbade de Santo André de Canidello de ter attentado contra o pudor d'uma menor. Considerações suscitadas pelo Diario da Tarde e dedicadas aos seus leitores. Por...
Porto: Typ. de Alexandre da Fonseca Vasconcellos, 1873. In-8.º (19,5 cm) de 79, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessantíssimo livrinho, onde o autor - José Pereira Moitas - narra com pormenor o processo de adultério que moveu contra sua mulher, Leonor da Conceição Pereira, e o seu amante, o bacharel Francisco de Paula Albano da Silveira Pinto, ambos presos na Cadeia da Relação do Porto.
"Apavóra o futuro que antolhamos: Colligou-se uma familia para nos prostituir a esposa, empenhamo-nos na punição dos adulteros e os advogados d'esta cidade, e muitos de fóra, recuzaram-se a accuzal-o, por delicadeza... e ficaria totalmente impune se não fôra haver um que não reconheceu por collega um devasso."
(Excerto da introdução - Aos leitores)
Pouco foi possível apurar acerca do autor, a não ser, da leitura do opúsculo, que se trata de um "negociante e fabricante de objectos de ouro". Apesar de não constar nos registo da Biblioteca Nacional, Pereira Moitas publicou o "romance-história" Uma Victima de miseraveis (1871), baseado no processo jurídico desenvolvido neste opúsculo.
No final do livro, o autor junta uma série de documentos para "os investigadores puderem julgar". A saber: Doc. n.º 1 - O libello do ministerio publico; Doc. n.º 2 e 3 - Provas materiaes do crime; Doc. n.º 4 - Defesa dos réos; Doc. n.º 5 - Lista das testemunhas de defesa; Doc. n.º 6 - Quesitos; Doc. n.º 7 - Carta da snr.ª D. Francisca de Paula Silveira Pinto, mãe do adultero, á adultera sua amiga; Doc. n.º 8 - Uma carta que a adultera nos [a ele, autor] havia endereçado; | O acordão do supremo tribunal.
Matérias:
Aos leitores. | Os phariseus da actualidade e os religiosos de todos os tempos. | I - O Facho dos grandes genios dissipa as trévas aos que lhe peza o viver n'ellas. II - Consequencias de não reflectir. III - Parallelo do proceder d'elles em casos analogos. IV - Identificados pelo sacerdocio, e pelos crimes? V - Conclusão. | Archivo das peças officiaes de que se tratou - 8 Documentos + Accordão. | Appendice devido a ulteriores successos. | I - Consequencias da imprudencia do menino Agostinho Albano da Silveira Pinto.
Exemplar brochado (capas simples, lisas) em bom estado geral de conservação. F. rosto com manchas e alguns escritos a tinta.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário