ANTHOLOGIA DE AMOR - COMO CAHEM AS MULHERES... Narrativas de amor e de paixão pelos mais notaveis escriptores contemporaneos. Traducções de Ribeiro de Carvalho e Moraes Rosa. Lisboa, Antiga Casa Bertrand : José Bastos & C.ª, 1907. In-8.º (20,5 cm) de 304, [8] p. ; E.
1.ª edição.
Colecção de textos de cariz erótico retirados das obras de alguns dos mais conhecidos vultos das letras universais - excelente exemplo de literatura licenciosa da época.
"As mulheres que cahem, rendendo-se ao amor, cahem, em verdade, moralmente? Ou elevam-se, mais e mais, na suprema glorificação da Vida, na satisfacção do mais humano de todos os direitos: o direito ao amor? [...]
Dictar leis ao Amor - é matar o Amor. Tornar obrigatoria e regulamentada a Felicidade. E assim, o livro que descreva o modo extranho, caricioso e terno, ou desesperado e impulsivo, como se deixam as mulheres arrastar na corrente impetuosa do amor, nesse rio de mysteriosas aguas, que leva ao esquecimento ou á ventura, á morte ou á illusão - esse livro é mais do que uma anthologia do amor: é o livro do coração humano. É este proprio livro.
Nada mais admiravel do que estas paginas, colhidas aqui e alli, no melhor filão de cada obra. No trecho mais insinuante de cada livro, o episodio mais vigoroso, mais soberbamente pensado e sentido, de cada auctor."
(Excerto da introdução, Palavras de abertura)
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas com defeitos, sobretudo nos cantos. Assinatura de posse na f. rosto.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário