22 janeiro, 2021

VICENTE, Alípio da Silva - HEROIS DE PORTUGAL. Heroes de ontem : Nuno Alvares. Heroes de hoje : Nas trincheiras.
[Por]... Tenente de infantaria. Edição do Autor
. Braga, Of. Gráf. da «Pax», 1932. In-8.º (21 cm) de 142, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra bonita e interessantíssima composta por duas peças: Heroes de ontem, peça em 3 actos cujo protagonista é D. Nuno Álvares Pereira; Nas trincheiras, peça em 1 acto e 1 quadro sobre a Grande Guerra, que o autor dedica "ao seu ilustre comandante Coronel António Lopes Mateus, alma de português e de soldado, e a todos os camaradas de Infantaria 14".
Tiragem de 500 exemplares numerados e rubricados pelo autor, sendo 150 em papel «vergé». O presente, leva o n.º 119, e pertence à tiragem especial.
Junta-se uma folha volante (29x19 cm) de propaganda ao livro com o título: "Acaba de sair o livro: [Reprodução da capa] que todo o bom português deve possuir na sua biblioteca".
"No cimo da serra de Aire, entre o agreste do campo, e o céu azul de Portugal - na Cova da Iria - como se fosse um ninho de aguias, acampam as mesnadas de Nuno Alvares. Ao centro da serra a tenda do grande heroi
É noite luarenta de agosto e vespera de Aljubarrota."
(Sinopse do 1.º acto - Vesperas)
"A cena mostra-nos um reduto, ao cair da noite.
Ao fundo, o Cristo de Neuve Chapelle domina, erguido no meio de um montão de destroços - como um grito de protesto contra aqueles que, desprezando a sua doutrina de amor e caridade, se lançaram numa luta de ódios - a vasta campina revolvida pelas granadas.
Ao fundo, à direita, a entrada para o abrigo.
Durante o acto ouve-se o rebentar das granadas e o matraquear das metralhadoras.
Os very-light iluminam, a espaços, a cena.
Os soldados teem chapeu e ferro e a máscara."
(Sinopse do acto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos marginais; lombada apresenta pequena falha de papel na extremidade superior. 
Com uma dedicatória de oferta (do autor?) a uma sua amiga.
Muito raro.
Com interesse histórico e bibliográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário