06 janeiro, 2021

RODRIGUES, Perfeito - RECORDANDO... ALGUMAS VELHAS GLÓRIAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS.
Versos de... [Prefácio de Manuel Sérgio]
. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na «Gráfica de Coimbra» - Coimbra], 1980. In-8.º (18,5 cm) de 85, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra poética sobre os principais clubes do futebol português e seus jogadores, no tempo em que o autor - Perfeito Rodrigues -, antigo interior direito do Belenenses, vestiu a camisa da Cruz de Cristo, nos anos 30/40 do século passado. No início do livro, inclui a deliciosa descrição de um jogo entre o Belenenses e o Porto, em casa deste, que terminaria com o resultado de 4-4, tendo o árbitro assinalado uma grande penalidade no último minuto (que transformada daria a vitória ao Belenenses), sendo esta decisão revertida pelo juiz - terminando o jogo - após ameaças dos atletas da casa e de um oficial do exército(!) - comandante das forças policiais de serviço ao estádio - que entrou em campo para "chamar a atenção" do árbitro para os inconvenientes da marcação do castigo máximo.
Livro ilustrado com fotografias a p.b. das equipas perfiladas antes do jogo, encimando o texto a elas dedicado: Clube de Futebol «Os Belenenses» (época 1939/40); Sport Lisboa e Benfica (época 1937/38); Sporting Clube de Portugal (época 1937/38); Futebol Clube do Porto (época 1934/35).
"Nasci há 47 anos junto ao desaparecido campo das Salésias. Era miúdo e já os meus olhos se deliciavam com os lances de futebol «cozinhados» pelo Perfeito, pelo José Luís, pelo Tarrio, pelo Amaro, etc., etc. Olhava para eles, recordo-me, com admiração sonora e rendida. Como se no seu corpo ondulante e vígil reverdecessem dons sobrenaturais...
O Perfeito, que jogava habitualmente na posição de extremo-direito, apresentava características motoras muito especiais: velocidade estonteante, ora em linha recta, ora ziguezagueando, e centro rápido e bombeado a solicitar o remate frontal às balizas adversárias. Assim se tornou no cabouqueiro implacável de muitas vitórias do Belenenses, durante os 10 anos que jogou de «camisola azul e cruz ao peito»."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio. | Uma introdução em Prosa. |Confissão. | Quando a saudade vem. | Recordando. | Clube de Futebol «Os Belenenses». | Sport Lisboa e Benfica. | Sporting Clube de Portugal. | Futebol Clube do Porto.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário