25 janeiro, 2021

LEITÃO, Joaquim - O ULTIMO MILAGRE DE SANTO ANTONIO
. Pôrto, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia Leitão de Anjos & C.a, Limitada - Porto], 1935. In-8.º (20 cm) de XXVIII, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Apontamento biográfico do Santo com a inclusão de narrativas de milagres históricos a ele atribuídos, em edição bonita, cuidada, impressa em papel de superior qualidade.
"Poucas figuras portuguêsas atingiram a esfera augusta da universalidade como o nosso Santo António.
Simplesmente, de facto tão desvanecedor resulta a estranha consequência, neste caso, da dupla personalidade do Santo.
Para desprevenidos ha dois Santo-Antónios: um de Lisboa e outro de Padua, um gordo, outro magro, um familiar, outro escuitado doutor da Igreja, um Agostiniano outro Franciscano, um lendário outro histórico, um caseiro, frequentador de fontainhas, cantado pelas raparigas, outro solena, santificado pelos concilios, o milagrento e o erudito, o escolar e o mestre.
Qual dêles, o autentico?
Ambos. "
(Excerto de I, Santo Antonio de Padua ou de Lisboa?)
"Dentre os mais curioso milagres de Santo António conta-se o de assentar praça três séculos depois de morto, no 2.º regimento de Infantaria Portuguêsa.
Do prégador, do franciscano, do milagrento santo dos namorados, do místico que viveu para a pacificação e para a fé, fiseram os homens também um patrono militar. As suas façanhas como fosse o pôr em fuga uma divisão castelhana, na guerra da Restauração, os seus assinalados serviços de soldado razo promoveram-no a capitão com o soldo de dez mil reis por mês."
(Excerto de II, [Santo António Militar], O Ultimo Milagre)
"Recordemos três ou quatro [milagres], cada qual de seu aspecto e feitio.
Inda em Lisboa, descêra o sobrinho a congosta da Sé para ir bricar com os outros rapazes da sua igualha na «areia do mar». Quando a mãe acudiu, não dava o menino sinal de vida, afogado nas águas do Tejo. Pranteou-se a afligida mãe. Não querendo crer na desgraça, pediu que o levassem a seu irmão que era um Santinho e decerto o salvaria.
Santo António o tomou nos braços e «o mocinho foi são e salvo»."
(Excerto de II, [Milagres do Santo], O Ultimo Milagre)
Matérias:
I - Santo Antonio de Padua ou de Lisboa? II - O Ultimo Milagre.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sem f. anterrosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário