14 janeiro, 2021

COSTA, Magalhães - O SANTO SUDÁRIO DE TURIM (conferência).
Esboço histórico, científico e exegético da Santa Relíquia com gravuras elucidativas
. Braga, [s.n. - Tip. da Oficina de S. José - Braga], 1934. In-8.º (22 cm) de 54, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Conferência do padre Magalhães Costa sobre o Sudário de Turim, assunto que, nas suas palavras, está intimamente ligado com a arte fotográfica e com algumas das ciências de que é apaixonado cultor.
Livro ilustrado ao longo do texto, na sua maioria, com fotogravuras a p.b. do Sudário (completo, bem como secções do mesmo em pormenor).
"O Sudário de Turim ou Santo Sudário é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que, aparentemente, sofreu traumatismos físicos consistentes com a crucificação. Muitos acreditam tratar-se da mortalha utilizada para cobrir o corpo de Jesus Cristo após a sua execução. Algumas hipóteses alegam ser uma criação medieval. Apesar do cepticismo de parte da comunidade académica, a autenticidade da relíquia é discutida até aos dias de hoje.
O Sudário está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV. Pertenceu desde 1357 à casa de Saboia que em 1983 o doou ao Vaticano. A peça raramente é exibida em público. O sudário é um acheiropoieta (grego medieval: "não feito pelas mãos"). Na realidade, a imagem no manto é muito mais nítida na impressão branca e negra do negativo fotográfico que na sua cor natural. A imagem do negativo fotográfico do manto foi vista pela primeira vez na noite de 28 de maio de 1898 através da chapa inversa concebida pelo fotógrafo amador Secondo Pia que recebeu permissão par
a fotografá-lo durante a sua exibição na Catedral de Turim."
(Fonte: wikipédia)
"Neste estudo, que é o resumo de uma vasta bibliografia, puz todo o empenho em me fazer compreender, não só pela singeleza da expressão, mas até pelas fotografias, que apresentarei, para maior compreensão dessa maravilha que é o Santo Sudário , e que são dêle a cópia mais exacta possível.
A conferência será dividida em três partes: a primeira será de índole histórica, a segunda de ordem científica e a 3.ª de ordem artística e exegética, e por isso a mais importante. [...]
Várias questões se podem pôr àcêrca do S. Sudário de Turim.
1.º - Deveria ter existido algum lençol, os sudário, no qual foi envolvido o Corpo de N. S. Jesus Cristo, quando o colocaram no sepulcro?
2.º - No caso de ter existido, será êle o lençol de Turim, ou será essa relíquia uma obra de mistificação pictórica?
3.º - Que nos diz a ciência, a arte e a exegese e o próprio Sudário de Turim?
À primeira responderemos com os Evangelhos na mão.
À segunda e terceira com os dados históricos e científicos e com a interpretação dos sinais do Santo Sudário.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário