19 janeiro, 2021

CARVALHO, Francisco Augusto Martins de - GUERRA PENINSULAR. Notas, episodios e extractos curiosos.
Colligidos por... (Este livro não se expõe á venda)
. Coimbra, Typographia Auxiliar d'Esciptorio, 1910. In-8.º (22 cm) de 97, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Edição fora de mercado, rara e muito interessante. Trata-se da compilação de alguns episódios e factos históricos relevantes para o estudo das Invasões Francesas no contexto da Guerra Peninsular, que tiveram lugar, sobretudo, no distrito de Coimbra.
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor, datada de 1910, a Manuel de Carvalhas.
"Tendo-se revoltado a cidade de Coimbra contra os francezes, e não havendo polvora para a campanha que se preparava, tratou-se immediatamente de proceder no Laboratorio chimico da Universidade á elaboração d'aquelle material de guerra.
Principiaram os trabalhos logo no dia 26 de Junho, sob a intteligente direcção do lente de chimica, o dr. Thomé Rodrigues Sobral.
Na tarde d'esse dia veiu da quinta de Santa Cruz uma carrada de vides para fazer carvão.
Ás 10 horas da noute appareceu já alguma polvora feita; mas como não houvesse quem soubesse encartuchar, nem tambem houvesse balas feitas, mandaram-se vir do hospital dois soldados portuguezes convalescentes, para fazerem cartuchos, e se mandaram egualmente chamar todos os ourives e funileiros para fundirem as balas, no que se occuparam toda a noite, sem descançarem, apromptando as fôrmas, fundindo e ensinando tambem os outros."
(Excerto do Cap. III, Fabrico da polvora em Coimbra)
Indice:
I - Legiões. II - Donativos e presentes entre portuguezes e inglezes. III - Fabrico de polvora em Coimbra. IV - Celebre representação da Camara de Ançã. V - Batalha do Bussaco. VI - Estragod causados pelo exercito de Massena em Coimbra, Condeixa a Velha e Condeixa a Nova. VII - Execuções em Coimbra durante o periodo da guerra peninsular. VIII - O juiz do povo de Coimbra e o marechal Beresford. IX - Lapides nas sepulturas de alguns officiaes inglezes, mortos em Portugal, durante o periodo da guerra peninsular. X - A batalha de Albuera. XI - Varias notas e episodios curiosos. XII - Depois da batalha do Bussaco.
Francisco Augusto Martins de Carvalho (Coimbra, 1844 - 1921). Militar português, atingiu o generalato. "Filho do jornalista Joaquim Martins de Carvalho. Tendo seguido carreira militar, prestou serviço em Portugal, Moçambique e Índia. Em 1896 regressou a Portugal e, por morte de seu pai, assumiu a direcção de "O Conimbricense" entre 1898-1907. Martins de Carvalho (Filho) é autor de trabalhos de temática militar e de valiosos levantamentos sobre a história de Coimbra."
(Fonte: http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/09/martins-de-carvalho-filho-retrato-do.html)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário