04 janeiro, 2020

CÔRTE-REAL, João Afonso - O GENERAL FLAVIENSE INÁCIO MARIA MACHADO DE MORAES CARMONA, PAI DO VENERANDO CHEFE DE ESTADO : 1829-1903. Lisboa, [Depositária Parceria António Maria Pereira, Lisboa], [1943?]. In-4.º (26,5 cm) de 14, [2] p. ; [2] f. il. ; B.
1.ª edição.
Apontamento biográfico sobre o general Inácio Carmona. Inclui árvore genealógica do militar flaviense.
Ilustrado com duas fotogravuras extratexto do General Carmona - presidindo ao II Congresso Transmontano e no Parque das Pedras Salgadas.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Marquês de Rio Maior, João de Saldanha de Oliveira e Sousa (1878–1970).
"Os Livros de Linhagens também conhecidos por Nobiliários trouxeram até nós, desde tempos bastante recuados, os assentos familiares das casas nobres. Representam, pois, mananciais de grande valor para o desenvolvimento da trama atávica das famílias que mais se distinguiram nas conquistas, nos descobrimentos, nas letras, artes e ofícios para o prestígio da Pátria, perdurando assim na descendência o desejo de manter ou alargar êsses serviços prestados a Portugal.
Se bem que certo cronista afirme que «os antigos portugueses andavam mais em obrar proezas do que em escrevê-las» nós podemos, não sem muito trabalho, reconstituir pacientemente os ramos dalgumas casas fidalgas por meio de complexos escritos, por vezes repletos de interêsse histórico.
Nêste caso está a linhagem de o general Inácio Maria Machado de Moraes Carmona de quem vamos traçar uma biografia assás ligeira. Foi êste militar, representante de ilustre família da província de Trás-os-Montes. E, seu filho é um dos dignos descendentes dessa pleidade valorosa de militares que sempre, através de tôdas as emergências, prestam altos serviços à Nação."
(Excerto do preâmbulo)
"Inácio Maria Machado de Moraes Carmona nasceu em Chaves, no dia 24 de Janeiro de 1829, sendo filho do brigadeiro Leonel Joaquim Machado Carmona e Dona Maria Emília das Lágrimas Moraes Carneiro. Seu pai, combatente nas campanhas da guerra peninsular, é considerado o primeiro voluntário de Trás-os-Montes, donde seguiu para Braga, com o respectivo cavalo, sendo dali destacado para Abrantes."
(Excerto da biografia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário