LENINE, V. I. - O OPORTUNISMO NOS PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO. [S.l.], [s.n.], [1975?]- In-8.º (21 cm) de 20, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo revolucionário de circulação clandestina, edição do Secretariado do Comité Regional Enver Hoxha, com o fim de armar ideologicamente os camaradas. Trata-se de um folheto policopiado de propaganda comunista, estamos em crer que da responsabilidade do PCP(R), publicado pouco tempo após o 25 de Abril de 1974, para "instrução das massas populares".
"A tese fundamental de Axelrod (nº. 57 da Iskra) é a seguinte: "Desde o início", o nosso movimento continha duas tendências opostas, cujo antagonismo respectivo se devia necessàriamente desenvolver e reflectir-se no nosso movimento, à medida que ele próprio se desenvolveu". A saber: "O objectivo proletário do movimento (na Rússia) é um princípio o mesmo que o o da social-democracia do Ocidente". Mas entre nós a acção sobre as massas operárias provém "dum elemento social que lhe é estranho" - os intelectuais radicais. Assim pois, Axelrod constata um antagonismo entre duas tendências, uma proletária, outra intelectual radical no nosso partido. [...]
Quem defende as tendências proletárias no nosso movimento, quem sublinha que o operário não receia a organização, que o proletário não simpatiza com a anarquia, que aprecia o estimulante "organizai-vos!" quem põe de sobreaviso contra os intelectuais burgueses, completamente impregnados de oportunismo? Os Jacobinos da social-democracia. E quem introduz no partido os intelectuais radicais, quem se preocupa com os professores, com os colegiais, com os isolados, com a juventude radical? O Girondino Axelrod e o Girondino Liber."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário