18 janeiro, 2020

MOREIRA, António Mendes - PENSANDO NO VALE DO SOUSA (ontem, hoje e amanhã). [S.l.], [s.n. - Imp. Coovaforme, Porto : Depositária: Livraria Maia, Paredes], [1981]. In-8.º (19 cm) de 79, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio monográfico sobre o Vale do Sousa, contemplando o tempo passado e o presente, aproveitando o autor, médico de profissão, para projectar o futuro da região no contexto regional e nacional.
"O bairrismo bebi-o porventura com o leite, com ele terei dados os primeiros passos, soletrado as primeiras letras, brincado e bulhado com os companheiros da escola ou da vizinhança, subvivido durante oito anos num internato, conquistado o canudo universitário e ainda jornadeado nos primeiros duros anos da clínica.
Como de costume, à terra mais próxima em afinidades, interesses ou desenvolvimento cabe o papel de rival e, muitas vezes, até de adversário.
Paredes e Penafiel, sedes de concelho próximas como não existe nenhum caso semelhante no país provinciano, viviam de costas voltadas e, quando tinham necessidade de encarar-se, isso acontecia sempre através de rosto feio, alma carregada, e epítetos mais ou menos venenosos de «tremoceiros» e «albardeiros»."
(Excerto de Ontem)
António Augusto Mesquita Mendes Moreira (1926-2014). "Médico desde 1951 e delegado de saúde de Paredes, terra onde nasceu em 5 de Julho de 1926, é membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Escritores Médicos."
(Excerto da Súmula biobibliográfica)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário