CORRESPONDENCIA TROCADA ENTRE O MINISTRO DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS BRITANNICO E O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS COM RESPEITO Á EXECUÇÃO DE MISS CAVELL EM BRUXELLAS. Londres: Eyre & Spottiswoode, Limited. 1915. In-4.º (24 cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
Documento histórico. Trata-se da correspondência trocada entre as mais altas instâncias inglesas e americanas a propósito do processo da enfermeira britânica, Edith Cavell (1865-1915), acusada de traição e condenada à morte por um tribunal marcial alemão, por abrigar e ajudar soldados aliados a escapar da Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial. As missivas têm início a 20 de Agosto de 1915, quando "consta" que a enfermeira terá sido presa, até 12 de Outubro de 1915, quando Brand Whitlock, Ministro dos Estados Unidos em Bruxelas, apela ao Barão von der Lancken, governador civil alemão da Bélgica ocupada, em nome da Escola Belga de Enfermeiras Diplomadas, para a entrega do "corpo de Miss Cavell, sua directora, executada nessa manhã".
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis com falhas de papel, bem como nas primeiras folhas, junto ao canto superior direito. Deve ser encadernado.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário