CASTELLO BRANCO, Dr. Francisco R. d'Oliveira - OS CRIMES DO PADRE MATHEUS. Pelo... Lisboa, Typ, - Largo dos Inglezinhos, 27, 1.º, 1879. In-8.º (16 cm) de 135, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Biografia romanceada de Matias António - o padre Mateus. Curiosíssima história (aparentemente verídica) sobre um falso padre, cuja acção decorre entre Lisboa e a Golegã, locais onde Matias exerceu o "sacerdócio", em pleno período de lutas liberais. Não existem referências biobibliográficas sobre o autor.
Livro ilustrado com a estampa d'«o suposto padre Matheus».
"É noite, noite d'inverno, triste e sombria como a alma dos pobres. A chuva escorre lenta e silenciosa pelas fontes dos edificios como lagrimas do tempo chorando as miserias da humanidade. Aqui e alli resaltam das paredes os reflexos da luz
amarelenta dos velhos lampiões que o vendaval sacode nas suas hastes de ferro obrigando-os a derramar sobre os raros transeuntes as nauseabundas gotas de liquido mal cheiroso, que lhes alimente a debil e vacilante luz.
Estamos no mez de Dezembro do anno do nascimento de nosso Senhor Jesu Christo 1840. A velha cidade de Ulisses, fatigada ainda da grande lucta intestina que estabeleceu difinitivamente o governo liberal do paiz, e ainda das sucessivas convulções com que tinha espedaçado os derradeiros élos do grilhão enorme, que lhe rodeara os pulsos, não iniciara ainda a longa serie de reformas e melhoramentos, que a tornam hoje quasi desconhecida para os que habitam no primeiro periodo do nosso seculo."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos. A gravura encontra-se solta.
Raro.
A BNP dá notícia de dois exemplares, indicando no entanto possuírem apenas 80 páginas (incompletos?).
100€
Sem comentários:
Enviar um comentário