28 abril, 2012

DIAS, Carlos Malheiro – O ESTADO ACTUAL DA CAUSA MONARCHICA. Lisboa, C. Malheiro Dias, 1912. In-8º grd. (25cm) de [2], 321, [3] p. ; E.
“Os dezoito artigos que constituem o desenvolvimento desta thése estão sendo publicados no jornal brasileiro «O Correio Paulistano», órgão do partido republicano de S. Paulo. A vulgarização, em Portugal, desta obra de analyse, obedece simultaneamente ao intuito de satisfazer o movimento de curiosidade que em volta d’ella se produziu, e ao de responder ás insinuações com que procura fazel-a passar, perante o fanatismo demagógico, por uma especulação politica. Um regimen que se arreceiasse da penna de um escriptor, isolada entre as lutas da politica, e lhe concedesse as honras inauditas de um instrumento de perturbação nacional, seria um regimen fragilimo. A Republica ainda é suficientemente forte para não se atemorizar – assim o suppomos, - com o debil rangido da penna obscura que estas paginas escreve…” (excerto da nota de abertura) 
Matérias: Carta Prefacio á Colonia Portuguesa do Brasil; PRIMEIRA PARTE, A Aventura Politico-Guerreira da Galliza: I - O exilado de St. Jean de Luz; II - A entrevista da rua Mazarin; III - O Terraço do Casino de Bellevue; IV - A narrativa do Paladino; V – A Esphinge volta a falar; VI – A Segunda incursão Monarchica; Documentos para a Historia da Conspiração da Galliza. SEGUNDA PARTE. A Causa Monarchica encarada sob o ponto de vista interno: I -Os politicos; II – A Imprensa; III – A Sociedade Portugueza; IV – A Consolidação da Republica; V – A Colligação Monarchica; VI – Enigma que se esclarece. TERCEIRA PARTE. A Causa Monarchica encarada sob o ponto de vista externo: I – A Hespanha monarchica defende-se; II – A Inglaterra aliada contemporisa; III – A Allemanha cúpida impacienta-se; IV – A Ovelha e os Lobos; V – O Conflicto entre as idéas monarchica e republicana na peninsula; V- A Revolução ou a Guerra. 
Livro encadernado em meia de pele com cantos; conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta no entanto, alguns defeitos na lombada e nas pastas; mancha de humidade na parte superior do livro transversal a toda a obra, com particular incidência nas primeiras páginas, sem contudo afectar o texto.
Invulgar, com muito interesse histórico. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário