20 abril, 2012

RUSSO, Rogério Marques de Almeida – ARQUIVO POÉTICO DA GRANDE GUERRA : 1914-1918. Porto, Companhia Portuguesa Editora, L.da, [192-]. In-8º (19cm) de 270, [4] p. ; il. ; B.
Contém um retrato do autor intercalado entre o anterrosto e o rosto.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a um camarada de armas.
Excelente edição, impressos em papel de qualidade superior, e belíssimamente ilustrada com inúmeras vinhetas da autoria de João Lima, algumas delas emolduram colagens de fotografias do dia a dia da Guerra.
“[…] Livro que recolhe muita da produção poética de soldados, de oficiais, de sargentos portugueses que combateram em França durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918). Poesias, dezenas de poesias, que vão de 1917 a 1918, os anos de permanência do exército português em França. A obra, que se intitula "Arquivo Poético da Grande Guerra", foi organizada por Almeida Russo, "tenente miliciano de artilharia, voluntário, combatente da Grande Guerra", e foi publicada no Porto, em data não mencionada, mas que não deve ultrapassar os inícios dos anos vinte. Nela se incluem poemas de valia e de estilos muito diferentes, todos subordinados a uma mesma grande temática: a guerra. A guerra e os pensamentos, os sentimentos de quem nela participa (e vê a morte em cada granada de morteiro que lhe cai na trincheira). A morte, o perigo, o medo, a coragem, a saudade, a esperança, atravessam as páginas deste cancioneiro de soldados que mal sabem escrever, de jovens oficiais com arrebiques de cultura de salão. Textos escritos na lama das trincheiras ou nas tarimbas dos campos-prisão alemães. Campos repletos de oficiais apanhados na derrocada do 9 de Abril de 1918, em La Lys…” (7leitores.blogspot.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
O “Esclarecimento” - em jeito de prefácio - do autor apresenta correcções manuscritas, aparentemente, pelo seu punho.  
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário