06 abril, 2012

UMA HORA DE JORNALISMO : aspectos anedoctas e inconfidências da vida profissional. Lisboa, Edição da Caixa de Previdência do Sindicato dos Profissionais da Imprensa de Lisboa, MCMXXVIII. In-8º grd. (24cm) de [12], 221, [7] p. ; il. ; E.
Edição ilustrada com as caricaturas dos autores dos textos e vinhetas finais - a assinalarem, respectivamente, o ínicio e o final dos capítulos -, da autoria de Amarelhe, Valença, Bernardo Marques, António Ascenco, etc. 
Excelente conjunto de testemunhos de uma época, escritos por profissionais da escrita; especial relevo para o relato vivo de um protagonista - Álvaro Maia - da detenção dos jornalistas presentes na redacção do «A Restauração», em 1914, quando se defendiam dos salteadores republicanos, e para o testemunho presencial do assassinato de Sidónio Pais, e a morte do “Rei”, na mesma ocasião, na sequência do atentado.
“Este livro é apenas uma humaníssima obra de solidariedade. Vejam-no assim os que o lerem e criticarem. Nestas páginas, onde alguns jornalistas deixaram, com o seu carinho, uma parcela do seu talento – há de tudo. Nelas se encontram emoção e irreverência, desabafos sinceros e críticas mordazes… […] Aqui, encontrará o leitor curioso aspectos da vida das gazetas, episódios inéditos de reportagens, confidências e, sobretudo, recordações, que emprestarão a esta obra o carácter dum volume de «memórias», sem a monotonia desses trabalhos.” (excerto da apresentação)
Contributos: Acúrcio Pereira; Alfredo da Cunha; Álvaro Maia; Amadeu de Freitas; Armando Boaventura; Artur Portela; Augusto de Castro; Avelino de Almeida; Belo Redondo; Camara Lima; Carlos Faro; Eduardo Fernandes (Esculápio); Eduardo Frias; Eduardo de Noronha; Feliciano Santos; Ferreira de Castro; Hermano Neves; João Rodrigues Consolado; Joaquim Leitão; Joaquim Manso; José Joaquim de Almeida; José Pontes; José Sarmento; Julião Quintinha; Júlio de Almeida; L. Consiglieri Sá Pereira; Luís Derouet; Luís Teixeira; Luís Trigueiros; Machado Correia, Magalhães Lima; Mario Martins; Mayer Garção; Norberto de Araújo; Norberto Lopes; Pinto Quartim; Raúl Brandão; Reinaldo Ferreira (Repórter x); Rocha Martins; Rogério Perez; Santos Tavares; Silva Passos; Trindade Coelho; Vieira da Rosa; Vitorino Nemésio.
Encadernação inteira de sintético; conserva as capas de brochura.
Bom exemplar; assinatura possessória no anterrosto e na 1ª p. texto.   
Invulgar.  
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário