12 abril, 2012

CHIANCA, Ruy - DESVENTURADO AMOR. Romance de Sóror Marianna. Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1916. In-8º (19cm) de 195 p. ; B.
"Sóror Marianna foi córada, robusta, desenvolta e alegre. Tal farei por vo-la dar. A história do seu coração é simples e de todos os tempos: amou e sofreu; acreditou e foi enganada." (excerto do texto)
Romance histórico sobre a vida de Mariana Alcoforado (1640-1723). "Em 1810, a nota publicada no jornal L’Empire, de Paris, pelo erudito Boissonade, trouxe para a ribalta o nome, até aí desconhecido; de Mariana Alcoforado como a autora das já muito célebres Lettres Portugaises, cinco cartas de amor dedicadas ao cavaleiro francês Noël Bouton, Marquês de Chamilly. Mariana Alcoforado foi uma das religiosas da Ordem de Santa Clara, do Convento da Conceição de Beja, local onde actualmente funciona o Museu Regional da cidade. Natural de Beja, nasceu a 22 de Abril de 1640, entrou na clausura com 11 anos, vindo a professar aos 16. Porteira, Escrivã e Vigária, foram alguns dos cargos que exerceu durante a sua longa vida conventual. Faleceu em 28 de Julho de 1723. As cartas de amor são a sua paixão sublime não correspondida, que perdura no tempo e tem despertado o interesse de todo o mundo." 
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário