08 abril, 2012

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. PRIMEIRA PÁGINA : 1864-1984. [Prefácio] Mário Mesquita. Lisboa, Editorial Notícias, 1984. In-fólio (38cm) de 224 p. ; mto il. ; E. 
A primeira página de um jornal diário não é trabalho científico, nem análise fria e rigorosa, mas reflexo da vida quotidiana das cidades, e dos países, na sua irregularidade, nas sua contradições, na sua grandeza e miséria. Por mais cuidadosa que seja a recolha das notícias, por mais escrupulosa que seja a sua hierarquização, a página de jornal - maxime a primeira página - pertence sempre ao reino do empírico, do subjectivo, do imperfeito.[...]Será possível folhear sem sobressalto este álbum de duzentas páginas do Diário de Notícias? Por estas folhas perpassam 120 anos de história de Portugal e do Mundo, desde o Regicídio à crise de Goa; desde o 5 de Outubro ao 25 de Abril; da Comuna de Paris à Guerra do Vietname; da Revolução Russa ao assassinato de Kennedy; da primeira travessia aérea do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral à alunagem dos primeiros astronautas…[…] O objectivo deste álbum consiste, apenas, em colocar à disposição dos leitores, jornalistas e investigadores, uma panorâmica global do que foi – durante 120 anos de existência – o Diário de Notícias. Apesar das lacunas e imperfeições que o nosso trabalho, por certo, revela, estamos seguros de que esta compilação de primeiras páginas cumpre melhor esse propósito do que o faria um volume erudito ou uma lição eloquente” (excerto do prefácio) 
A obra encontra-se dividida em quatro grandes espaços temporais
1864-1910 : Monarquia Constitucional;
1910-1926 : I República;
1926-1974 : Ditadura/Estado Novo; 
1974-1984 : II República.
“Estas páginas constituem uma “viagem” muitas vezes surpreendente do que foi a vida portuguesa durante os aludidos 120 anos, tendo no fim um índice dos factos mais marcantes ocorridos naquele período de tempo.” 
Encadernação editorial inteira de tela com ferros a seco e a negro na pasta e na lombada, e com sobrecapa ilustrada a 3 cores. 
Exemplar em bom estado de conservação; capa levemente descolorada.
Invulgar, com interesse histórico. 
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário