07 abril, 2012

COELHO, J. M. Latino – LUIZ DE CAMÕES. Galeria de Varões Illustres de Portugal por… Volume I. Lisboa, David Corazzi-Editor : Empreza-Horas Romanticas, 1880. In-8º (20cm) de [6], 374 p. ; E.
1ª edição.
Contém um retrato de Luís de Camões em extratexto.
Obra que se enquadra nas comemorações do terceiro centenário da morte de Camões e constitui o primeiro volume da coleção Galeria de Varões Ilustres de Portugal, cujo objectivo, segundo o editor, seria "biografar e celebrar as mais ilustres individualidades da nossa pátria". No capítulo introdutório, o autor desenvolve o alcance deste empreendimento, defendendo a tese de que não são as fronteiras políticas e territoriais dos povos que lhes asseguram a independência, mas sim "o sopro e a inspiração", consubstanciados nos seus feitos e nos seus heróis. Assim, Latino sustenta que, se é verdade que nas memórias de um povo "está como que cifrada a acrópole ideal, que as defende e presidia contra a insolência e a cobiça dos estranhos", "em dois nomes está resumida principalmente a vida e a essência de Portugal: o Gama e o Camões. Num feito sem exemplo e num poema sem modelo". Neste volume, decide ocupar-se do poeta, que "é a própria nacionalidade incarnada num só homem", e do poema, que "é a história de Portugal gravada em lâminas de bronze para assombro das nações".A obra inclui uma lista da camoniana da Biblioteca Nacional, referindo todas as edições e traduções da obra de Camões existentes ao tempo.”
Nota: Foram publicados 3 volumes da colecção Galeria de Varões Ilustres de Portugal: o presente, consagrado a Camões, e os volumes II e II, inteiramente dedicados a Vasco da Gama.
Exemplar encadernado em meia de pele com ferros a ouro na lombada; s/ capas de brochura.
Bom estado geral de conservação; páginas algo oxidadas.
Invulgar, com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário