04 abril, 2012

MACEDO, Jorge Borges de - HISTÓRIA DIPLOMÁTICA PORTUGUESA : CONSTANTES E LINHAS DE FORÇA. [Lisboa], Edição da Revista «Nação e Defesa» : Instituto de Defesa Nacional, 1987. In-8º (21cm) de XVI, 387 p. ; B. Colecção Defesa Nacional, 1
1ª edição
A presente obra abarca o período da História de Portugal do reinado de D. Afonso Henriques até ao Congresso de Viena de 1815. 
"Uma das obras que melhor ilustra o epitáfio Historiador e Pedagogo do Professor Jorge Borges de Macedo, esta história da diplomacia portuguesa teve o objectivo de analisar, sob o ponto de vista da geopolítica, a sequência de situações em que Portugal esteve inserido e referir as soluções que, em face delas, os seus responsáveis - usando os recursos de que dispunham - foram capazes de estabelecer e impor. O seu objectivo principal era a administração realista, mas orientada pela vontade política, desses recursos, com vista à defesa da independência e da segurança nacionais."
Jorge Borges de Macedo (1921-1996). Professor universitário e historiador português nascido em 1921 e falecido em 1996. É um especialista da Época Moderna, sobretudo na área da História Económica, e na evolução da historiografia portuguesa, tendo publicado entre muitas outras obras, A Situação Económica no Tempo de Pombal (1951), Problemas de História da Indústria Portuguesa no Século XVIII (1963) e História Diplomática Portuguesa: Constantes e Linhas de Força (1987). Foi também diretor da Torre do Tombo. 
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário