29 abril, 2012

RIBEIRO, Conde do Casal - CARTA E PARIATO. Lisboa, Antiga Casa Bertrand - José Bastos, 1895. In-8º (21cm) de 170, [2] p. ; B.
"Em 1884, o auctor deste opusculo, velho já e cansado, descrente dos bons destinos da patria, enjoado dos methodos opportunistas prevalecentes na politica, afastado d'ella e de partidos, facções ou grupos, arrancou-se um dia ao remanso do lar; voltou ao parlamento, d'onde andava arredio, impellido pela força intima, que lhe impunha combater o pernicioso erro de uma reformação constitucional intentada. Foi, falou, expoz durante tres sessões consecutivas. Não tentou vencer; quiz protestar. [...]  Em setembro d'este anno, a dictadura promulgou um decreto reformador, ou, por melhor dizer, anniquilador da carta constitucional. O auctor d'estas paginas, muito mais velho, mais cansado e descrente do que se sentia em 1884, experimentou, todavia, impulso de consciencia semelhante ao de então..." (excerto do preâmbulo)
Matérias: I - Evolução - decadencia - degeneração; II - Processo de reforma constitucional segundo a carta. Precedentes e legalidade; III - Suppressão do governo representativo e parlamentar. Epilogo.
José Maria Caldeira do Casal Ribeiro, Conde do Casal Ribeiro (1825-1896). Título de Conde concedido pelo Rei D. Luís em 1870. "Foi uma destacada figura da vida política portuguesa na segunda metade de oitocentos. Foi conselheiro de Estado, par do Reino, diplomata, deputado e membro do Governo. Como par do reino, foi em 1884 um dos principais opositores à lei eleitoral proposta por Fontes Pereira de Melo e Barjona de Freitas que pretendia alargar o sufrágio a um maior número de leitores. Por essa altura, comprovando a evolução das suas ideias de um republicanismo de inspiração francesa para um conservadorismo de matriz religiosa, anunciou a intenção de formar um novo partido, dito católico, desiderato que nunca chegou a concretizar. Esta sua iniciativa teve contudo continuadores, estando na origem do aparecimento, entre 1903 e 1910 e já muito depois da sua morte, do Partido Nacionalista liderado por Jacinto Cândido da Silva.Nos anos finais da sua vida desempenhou as funções de ministro plenipotenciário de Portugal em Madrid, cidade onde veio a falecer." 
Exemplar brochado em bom estado de conservação; apresenta restauro na lombada com falta de um pedaço do papel original.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário