TRANCOSO, Peres - MADEIRA. O Trabalho Português I. Organização Económica - As Indústria - O Comércio - Os Vinhos - Os Bordados - A Cana Sacarina - Os Vimes - Os Lacticínios - O Turismo - A Riqueza, Etc., Etc. Paris - Lisboa, Livraria Aillaud e Betrand, [1928?]. In-fólio (32x21,5 cm) de [2], 54 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Bonita monografia sobre a Ilha da Madeira.
Muito ilustrada ao longo do livro com fotogravuras a p.b. de cenas, labores e paisagens madeirenses, bem como publicidade a marcas e produtos locais.
"A Ilha da Madeira é uma das mais lindas do mundo. Quem viaja pelo prazer de observar o que de original e belo a terra oferece, quer como formosura de paisagem ou singularidade de costumes, não deve deixar de visitar esta ilha.
Não é fácil encontrar um clima que, participando da moderação de temperaturas do Sul da Europa, já faz sentir ligeiramente, suavemente, o esplendor dos trópicos. O termómetro não desce além de 15 graus C. no inverno e não sobe além dos 19 C. no verão. É um clima privilegiado, doce, paradisíaco, para gozar um scenário esplêndido e deslumbrante de flores, entre montanhas altas, verdes e escarpadas, donde saltam catadupas de cristal... Quási todos os frutos e flores, quer do habitat europeu, quer dos países exóticos, crescem lado a lado neste abençoado torrão. Carne, peixe, leite, manteiga, verduras, são produtos deliciosos, que parece a Natureza primou em criar frescos e apetitosos como em nenhuma outra parte. Não há doenças graves, nem epidemias. O ar puro do mar, varre para longe, lavando tôdas as impurezas. É uma terra calada, pacífica, agradável, para descançar e saborear dias de beleza sem par que jámais esquecem."
(Excerto de A Ilha da Madeira)
Francisco Xavier Peres Trancoso (1877-1952). "Oficial da armada, democrático, deputado desde 1915. Comissário-geral dos abastecimentos em 1915-1917. Ministro da agricultura em 19 de Outubro de 1921 e, depois ministro das finanças de 5 de Novembro a 16 de Dezembro de 1921, nos governos outubristas."
(Fonte: Politipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário