02 maio, 2023

REIS, Ricardo Freire dos - COMO EU LUTO CONTRA A CARESTIA DA VIDA.
[Por]... Major de infantaria. A cosinha económica por meio da caixa norueguesa - A aplicação da camara de ar de automóvel para poupar a sola das botas. Coimbra, França & Arménio, Editores, 1920. In-8.º (17,5 cm) de 24 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Pequena obra de apelo à poupança em época de miséria, quando o país procurava recompor-se económica e psicologicamente da primeira guerra mundial.
Livro ilustrado ao longo do texto com tabelas e desenhos esquemáticos das "artes" de desenrascanço recomendadas pelo autor.
Contém receitas de culinária para serem confecionadas na "caixa norueguesa".
"Os grande beneficios de ecónomia e comodidade que eu tenho obtido, e que desejaria fossem aproveitados pelas muitas pessoas que dêles necessitam; a carestia da época presente em que, pelo menos, os que vivem dum ordenado ou salário se vêem impossibilitados de conseguir o seu equilíbrio orçamental, e, por isso, sofrem torturas fisicas ou morais; e o entusiasmo que têem manifestado aqueles a quem tenho descrito os processos que de emprego para me defender, tanto quanto possivel, da carestia da vida, trouxeram-me á ideia a publicação destas despretenciosas linhas, em que procurarei expôr, de maneira clara e simples, o resultado das minhas experiências."
(Preâmbulo - Duas palavras)
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário