06 maio, 2023

FERNANDES, Rogério -
PARA A HISTÓRIA DOS MEIOS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA PORTUGUESA.
Por... Separata da 'Revista de Portugal - Série A: Língua Portuguesa' - Volume XXXIV. Lisboa, [s.n.], 1969. In-4.º (25 cm) de 58 p. ; B.
1.ª edição independente.
Ensaio histórico sobre a tecnologia audiovisual ao serviço da educação, trabalho elaborado pouco tempo após a implementação da Telescola - projecto de ensino à distância - via televisão - que arrancou em Portugal a 6 de Janeiro de 1965.
"Telescola, cursos televisivos de actualização docente, intervenções cirúrgicas difundidas em circuito fechado, cinema educativo, rádio escolar, diapositivos, laboratórios de línguas -, o vocabulário e o arsenal dos audiovisuais, de que os exemplos citados constituem reduzida amostragem, instalam-se, a pouco e pouco, na escola portuguesa.
O nosso país acompanha, com o ritmo característico da nossa vida, o movimento que se desenha, um pouco por toda a parte, a favor da adopção dos meios audiovisuais como auxiliares do ensino. Razões económicas, sociais e políticas fazem do nosso tempo, segundo a definição de Edgar Faure, a «idade do conhecimento». Por outro lado, a chamada «explosão escolar», motivada, em parte, pela demografia, as exigências de «educação permanente» e de reciclagens periódicas, vieram acentuar as dramáticas carências escolares: escassez de professores, míngua de salas de aula, implantação assimétrica da rede de estabelecimentos, necessidade de conjugar o máximo de eficiência do ensino com o mínimo de custos. No caso de países jovens, os meios audiovisuais ajudam a suprir a falta de quadros e permitem a aceleração do progresso educacional de massas vastíssimas de iletrados. [...]
O objecto deste estudo consiste em trazer alguns subsídios para o conhecimento histórico dos antecedentes dos audiovisuais na escola portuguesa. Evocam-se iniciativas pioneiras,, nos planos da teoria e a prática pedagógicas bem como no da regulamentação legal, algumas das quais, apesar de relativamente recuadas no tempo, revelam uma clarividência digna de enaltecimento perante a real situação da instrução pública entre nós."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução. | I - «Pedagogia do sensível» e meios «audiovisuais». II - Os encantamentos da Lanterna Mágica. III - [ - ]. IV - Cinema educativo. V - Educação pela rádio. VI - [Conclusão].
Rogério Fernandes (Lisboa, 1933 - 2010). "Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, jornalista e ensaísta português. Opositor do regime do Estado Novo, foi militante do Partido Comunista Português, tendo integrado o grupo parlamentar daquele partido na Assembleia da República. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (9 de junho de 2002)."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
20€

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