14 maio, 2023

MESQUITA, Marcellino - OS QUATRO REIS IMPOSTORES.
(Romance da historia). Lisboa, Antiga Casa Bertrand : José Bastos & C.ª, 1908. In-8.º (21 cm) de 554, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Capa de Moraes - Alfredo de Morais (1872-1971).
Romance histórico subordinado ao tema do regresso do "Encoberto", empreendimento de alguns impostores que se fizeram passar por D. Sebastião para reclamar o trono português após o desaparecimento do rei na batalha de Alcácer Quibir.
"Era a manhã de 29 de julho quando o exercito se poz em marcha, artilheria á frente, aos lados a cavallaria em esquadrões, um a cuja frente ia o rei, e outro o duque de Aveiro.
O calôr do sol e o calôr reflectido pelas areias em breve começa a quebrar os corpos dos homens e dos animaes.
Levaram-se viveres e agua para cinco dias, mas o calôr era asphyxiante, a transpiração excessiva fazia apparecer a sêde, e ao fim do primeiro dia de marcha, tinha-se bebido quasi toda a agua.
A marcha era lenta, difficil, para a infanteria. Os soldados começavam a deixar-se ficar para traz, uns asphyxiados pelo calôr, outros extenuados pela marcha sobre a areia quente e movediça.
De vem em quando a cavallaria fazia alto, para deixar aproximar os atrazados, e, um pouco mais agrupados, lá começavam de novo a arrastar-se mais do que andar pelas areias."
(Excerto de A batalha)
Marcelino António da Silva Mesquita (1856-1919). Foi um escritor e jornalista português. Frequentou por 4 anos o Seminário de Santarém, a Escola Politécnica e a Escola Médico-Cirúrgica, tendo-se formado em Medicina em 1884. Notabilizou-se como poeta, jornalista, escritor, dramaturgo, político e deputado pelo Círculo Eleitoral do Cartaxo. Foi diretor da revista A Comédia Portuguesa (1888-1889), e diretor literário da Parodia: comedia portugueza (1903- 1907). Marcelino Mesquita colaborou ainda em diversas publicações periódicas, nomeadamente: Ribaltas e gambiarras (1881), Jornal do domingo (1881-1883), Branco e Negro (1885-1891), Serões (1901-1911), e Revista do Conservatório Real de Lisboa (1902).
Encadernação em percalina com ferros gravados a ouro na lombada . Conserva a capa de brochura anterior.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Três últimas folhas do livro alvo de restauro, no entanto, sem prejuízo da leitura.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário