06 abril, 2022

MARKL, Dagoberto L. - XEQUE-MATE NO ESTORIL. A morte de Alexandre Alekhine. Porto, Campo das Letras, 2001. In-8.º (21cm) de 238, [2] p. ; [8] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante relato dos últimos dias de vida de Alexandre Alekhine.
Grande figura do xadrez mundial, personagem algo polémica, este russo naturalizado francês viria a falecer em circunstâncias misteriosas num hotel do Estoril, em Portugal, enquanto se preparava para o match de defesa do título mundial contra Botvinnik.
Livro ilustrado com fotografias a p.b., onde se destaca 'Alekhine morto, no quarto do Hotel do Parque, no Estoril', e com diversos fac-símiles, incluindo o registo de óbito do Mestre.
"Abordar a figura de Alexandre Alekhine é uma tarefa complexa, se tivermos em conta a sua personalidade contraditória e a aura de mito e lenda que a envolveu. Qualquer dos seus principais biógrafos - Kotov, Pawelczac, Pablo Morán e Dimitrje Bjelica - comete erros e omissões, em virtude de se debruçar sobre o campeão sempre no intento de fazer o seu panegírico. Esta atitude faz com que se perca a necessária objectividade ao traçar a biografia do grande mestre russo-francês. [...]
Se passarmos à investigação dos testemunhos documentais que, eventualmente, possam existir entre nós relacionados com a estadia e a morte de Alekhine em Portugal, cria-se uma verdadeira cortina de fumo que dificulta o trabalho do investigador.
A dificuldade na abordagem das instituições onde deve existir documentação essencial para um estudo sério é, talvez, o maior dos obstáculos. Referimo-nos, em especial, aos arquivos da PIDE-DGS, Instituto de Medicina Legal e à biblioteca, já muito desfalcada, do primeiro campeão nacional Dr. António Maria Pires, que se encontra, por catalogar, no Ateneu Comercial de Lisboa. [...]
Todos estes factos conduziram a que o nosso trabalho, primeiro livro no qual nos limitamos a abrir - ou reabrir - o Processo Alekhine, mais não seja que um levantar de dúvidas, procurando, em alguns casos, apresentar uma ou mais soluções possíveis para a melhor compreensão da personalidade de Alekhine e dos acontecimentos dramáticos ocorridos no final da sua vida, em especial no seu trágico fim, num quarto do Hotel do Parque, na noite de 23 para 24 de Março de 1946.
Foi, precisamente, a sua misteriosa morte que nos levou a esta pesquisa.
Para o entendimento deste trágico desenlace há, porém, que ter em conta uma série de acontecimentos que marcaram a vida de Alekhine a partir do começo da II Guerra Mundial, em Setembro de 1939.
Entendemos que, de algum modo, valorizaríamos este trabalho incluindo, em apêndice, os célebres artigos anti-semitas que Alekhine alegadamente publicou, em 1941, no Pariser Zeitung, jornal alemão editado em Paris durante os anos negros da ocupação da capital francesa. Nenhum deles, foi ainda, publicado em português."
(Excerto da introdução)
Dagoberto Markl (1939-2010). "Historiador, museólogo, escritor, jornalista e dirigente associativo. Membro do Partido Comunista Português, estava organizado na célula do Património do Sector Intelectual de Lisboa. Nascido a 27 de Junho de 1939, Dagoberto Markl era Historiador de Arte e membro da Academia Nacional de Belas Artes. Autor de muitos trabalhos de investigação, colaborou nas mais recentes publicações de História e História de Arte, sendo um dos colaboradores do Dictiomary of Art, publicado em Londres. Em 1984 foi distinguido com o Prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas Artes, e em 1989 faz no Centro de Trabalho Vitória uma comunicação sobre as fontes iconográficas da obra de Gil Vicente, destaca a DORL. Colaborou assiduamente com o jornal O Diário, e com as revistas Vértice O Militante. Apaixonado pelo Xadrez, Daboberto Markl foi, para além de praticante daquela modalidade e dirigente do Grupo de Xadrez Alekhine, responsável pela publicação de várias obras sobre a matéria, impulsionador em Portugal do Dia Mundial do Xadrez e o dinamizador da Comissão de História da Federação Portuguesa de Xadrez."
(Fonte: www.avante.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário