17 abril, 2022

DIAS, Joaquim Augusto Prata - PREPARAÇÃO DO SOLDADO DE INFANTARIA PARA O COMBATE.
Conferência realizada no regimento de infantaria n.º 16, pelo capitão....Secretaria da Guerra : Repartição do Gabinete
. Lisboa - Imprensa Nacional - 1916. In-8.º (22 cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
Importante alocução dirigida à arma de infantaria, promovida em 1916, numa época em que o conflito bélico alastrava na Europa, no ano em que a Alemanha oficialmente declarou guerra a Portugal, e quando já combatíamos esse oponente em África.
Opúsculo com interesse histórico, estratégico e militar, muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
 "Tu. F. ..., hoje soldado do regimento de infantaria n.º... contraíste o dever solene de defender a Pátria e a República contra os seus inimigos externos e internos. Perante a tua consciência e sôbre a bandeira gloriosa juraste fidelidade e obediência; tens de respeitar por toda a vida êsse juramento. O teu sangue, até a última gota, pertence à Pátria."
(Excerto de 1.º - Dever)
"No decorrer das batalhas, quando, mortos os chefes, a direcção do fogo sofra perturbações ou falhas, cabe aos homens mais decididos e corajosos assumi-la quanto possível, e, arrogando-se o papel de chefes, impulsionar os mais pelo exemplo, encaminhando-os até ao objectivo final, a Vitória.
Considera como um dever fazer por pertencer ao número dêsses bravos. Será honroso para ti, e também para o teu regimento, desempenhares entre os camaradas as funções de chefe."
(Excerto de 12.º - Fogo não comandado)
Matérias:
1.º - Dever. 2.º - Batalha. 3.º - Cuidados a ter com a espingarda, em campanha. 4.º - Munições. 5.º - Posição de tiro. 6.º - Avaliação de distâncias. 7.º - Maneira por que devemos instalar-nos na posição. 8.º - Descobrir, reconhecer e descrever objectivos. 9.º - Ponto a visar, repartição do fogo e correcção da pontaria. 10.º - Espécie de fogo. 11.º - Disciplina de fogo. 12.º - Fogo não comandado. 13.º - Condições do terreno. 14.º - Utilização do terreno em combate: I. Utilização do terreno para posição de fogo: 1.º Alturas; 2.º. Parapeitos e trincheiras; 3.º Matas, bosques, etc.; 4.º. Muros. II. Utilização do terreno para alcançarmos nova posição mais avançada. 15.º - Combate. 16.º - Ataque. 17.º - Ataque a uma posição fortificada. 18.º - Perseguição. 19.º - Defesa. 20.º - Final.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Mancha antiga de humidade transversal a todo o livro.
Raro.
Peça de colecção WW1.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário