27 abril, 2022

TESTA, Carlos - SOBRE A PUNIÇÃO DOS CRIMES.
Artigo por...
[Lisboa], Imprensa de J. G. de Sousa Neves, [1874]. In-8.º (22 cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
"Haverá dois annos, praticou-se entre nós um gravissimo crime de assassinio, com flagrante ofensa e quebra de disciplina militar.
Agora, quando crimes de tal magnitude se enovam, por se ter avigorado a convicção de que qualquer enormidade no crime não tem punição que amedronte quem o pratica, julgo a proposito reproduzir umas breves considerações que então emitti, olhando a questão como de principios e não individual.
Se ouso entrar no assumpto, aliás tão discutido, é porque me persuado que o protestar contra certas doutrinas que me parecem pseudo-humantarias, é quási um dever moral, de quem por qualquer motivo não póde ficar indifferente perante a perspectiva dos perigos que correria a sociedade, se aquellas houvessem de prevalecer em detrimento d'esta."
(Justificação)
Carlos Testa (1823-1891). "Alistou-se na Marinha Portuguesa em 1839, tendo sido graduado em guarda-marinha a 2 de março de 1843. Como jovem Oficial de Marinha começou por prestar serviço na costa ocidental africana, mais concretamente na fiscalização do tráfico ilegal de escravos, função esta que foi louvada pela sua eficácia e zelo. O seu comportamento foi novamente alvo de destaque quando a 9 de dezembro de 1856 contribuiu para a extinção do incêndio que deflagrou a bordo do brigue Cearense, onde estava embarcado.
No dia 18 de setembro de 1859 começou a prestar serviço no Ministério da Marinha, como Ajudante de Ordens do Ministro da Marinha, o que lhe permitiu vir a conhecer profundamente a organização da Marinha. Anos mais tarde foi nomeado comandante interino da corveta Sá da Bandeira e em 1866 lança o seu primeiro livro, Considerações sobre os navios de guerra em relação aos sistemas de construção e armamento."
(Fonte: https://ccm.marinha.pt/pt/museumarinha_web/multimedia_web/Paginas/efemeride-150-anos-anais-clube-militar-naval-17nov20.aspx)
Exemplar em brochura, com capas simples, lisas, bem conservado.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário