HAIG, General Sir Douglas - DESPACHO. Do... Commandante em Chefe das Forças Britannicas em França. London: Darling & Son, Limited, 1917. In-8.º (21 cm) de 35, [1] p. ; [1] mapa desdob. ; B.
1.ª edição.
Importante peça histórica WW1. Trata-se do despacho-relatório do general Haig sobre o ponto de situação da guerra à época. Ilustrado com um mapa da zona de conflito, na Flandres - França.
"My Lord - Tenho a honra de submetter a V.ª Ex.ª o seguinte relatorio das operações das forças sob o meu commando desde o dia 19 da Maio, data do meu ultimo despacho.
O principio de uma campanha offensiva durante o verão de 1916 já havia sido decidido por todos os alliados. As differentes alternativas possiveis na frente oeste tinham sido estudadas e discutidas pelo general Joffre e por mim, e estavamos em completo accordo relativamente á frente que deveria ser atacada pelos exercitos combinados Francezes e Britannicos. Os preparativos para a nossa offensiva eram já consideraveis; mas como a data do começo do ataque dependia de muitos factores duvidosos, addiou-e, a decisão difinitiva de sua realisação, até que a situação geral se esclarecesse.
Atendendo á necessidade de comçar as operações antes que o verão estivesse muito adeantado, e tomando na devida consideração a situação geral, eu desejava addiar o meu ataque tanto quanto possivel. O exercito Britannico crescia em força dia a dia e o seu aprovisionamento de munições ia augmentando com regularidade. Alem d'isso uma grande parte dos officiaes e soldados sob o meu commando estavam ainda longe de completamente instruidos, e quanto mais o ataque pudesse ser addiado, mais habilitados estariam."
(Excerto do Relatório)
Douglas Haig, 1.º Conde Haig KT GCB OM GCVO KCIE (Edimburgo, 1861 - Londres, 1928). "Foi um oficial britânico, Comandante em Chefe dos Exércitos de Sua Magestade durante a Primeira Guerra Mundial. Exerceu o comando da Força Expedicionária Britânica de 1915 até ao final da guerra. Notabilizou-se por chefiar pessoalmente os exércitos nas batalhas do Somme e de Ypres, e na Ofensiva dos Cem Dias, alguns dos confrontos mais sangrentos da história militar do Reino Unido."(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo manchadas por acção da luz.
Raro.
Com interesse histórico.
15€
Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário