BOMBARDA, Dr. Miguel - LICÇÕES DE PSYCHIATRIA : livro postumo, ornado de interessantes fotografias. Lisboa, Editor e Proprietario : Empreza de Publicações Populares, 1916. In-8.º (22,5 cm) de 114, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Apontamentos coligidos pelo autor sobre epilepsia, loucura e demência em geral, valorizados pelo pormenor da descrição de inúmeros casos por si diagnosticados - pacientes internados, com rosto, identificados pelo nome de baptismo.
Livro profusamente ilustrado no texto com fotografias de casos estudados pelo eminente Professor.
"É notavel ver como dos erros da sciencia mais tarde surgem ilucidações que nos põem a caminho da verdade a mais positiva. N'este seculo a concepção das doenças, segundo Raspail, a concepção perfeitamente imaginaria de todos os estados patologicos serem devidos á invasão do organismo pelos vermes, foi predecessora da moderna patologia despida, porem, dos erros Raspailianos. A doutrina microbiana não teve outra origem; os trabalhos de Pasteur, tão exactos que se poderiam em boa rasão chamar mathematicos, não tiveram outra aurora. E de esteio tão falso, de theoria tão phantastica surge a moderna pathologia, tão brilhante pela analyse dos seus factos, como prodiga em conclusões de alto valôr.
Alguma cousa de semelhante se passou na doença que hoje passamos a estudar.
Durante seculos a epilepsia consistiu apenas no ictus, a fulguração, o ataque convulsivo. Um individuo começa por sentir uma dôr, dá um grito, immediatamente cahe pesadamente como um boi depois de picado pela choupa, fica hirto, inteiriçado, em seguida largos gestos, relaxamento dos sphinters, e por ultimo levanta-se, readquirindo mais ou menos lentamente a consciencia."
(Excerto de I - Epilepsia - O ictus não caracterisa a epilepsia)
"A doença que vamos estudar é uma transição entre as doenças da clinica commum e as da clinica psychiatrica.
Na primeira os quadros morbidos são da mais completa fixdez na etiologia, na marcha e no tratamento: parecem formar uma sobreposição ao normal e a doença constitue como que um accidente da vida do individuo. As causas são bem determinadas, trata-se por exemplo d'uma doença infecciosa: pelo seu lado a terminação é perfeita.
Em pathologia mental ha uma fusão entre o quadro morbido e o individuo; não ha aquella nitidez, aquelle rigor.
Não ha causas determinadas, occasionaes, mas a etiologia da forma morbida acha-se confundida com a vida do doente mesmo ab-ovo: outras vezes até na ascendencia, o pae é um alcoolico, um epileptico, o que importa para o filho terreno e doença, arvore e fructo. Se o individuo nasce são e sem táras, uma doença infecciosa deixa o organismo epauperado, e produz phenomenos, cujo resultado é uma alienação. Verdade é que a doença não vae implantar-se, mas já está no individuo. Não ha, pois, uma cousa de sobreposto, como na clinica commum. Um acesso eplileptico não é accidente no epileptico.
A confusão mental primitiva estabelece a ligação das duas clinicas, porque sendo uma doença mental, tem etiologia nitida, - um traumatismo, um choque psychico, uma doença infecciosa, - e uma terminação definida, deixando o doente são.
É uma doença accidental, estranha á individialidade. É por todas estas razões que escolhi esta psychonevrose para com ella encetar o estudo da psychiatria especial."
(Excerto de II - Confusão mental primitiva)
"Iniciámos o curso de psychiatria com o estudo de confusão mental, affecção de marcha aguda com que estabelecemos o laço entre as doenças de clinica commum e as phrenopathias.
Effectivamente á demencia primitiva apenas falta a anatomia pathologica para ser perfeitamente analoga a qualquer doença aguda da da clinica ordinaria.
Hoje vamos começar o estudo da paralysia geral, ou demencia paralytica com symptomas constantes, e analoga ás doenças chronicas da clinica commum. [...]
É, pois, doença de recente descripção, sendo outr'ora rara, hoje vae-se tornando mais frequente, sendo até considerada por muitos psychiatras como doença da civilisação."
(Excerto de III - Paralysia geral)
Matérias:
I - Epilepsia. II - Confusão mental primitiva. III - Paralysia geral.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
45€
Sem comentários:
Enviar um comentário