25 fevereiro, 2021

VIEIRA, Affonso Lopes - A POESIA DOS PAINEIS DE S. VICENTE. Conferencia rializada no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa.
Por...
[Lisboa], Edição dos «Amigos» do Museu, [1914]. In-4.º (25,5 cm) de [2], 39, [7] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante dissertação do autor acerca dos conhecidos Painéis de S. Vicente, "singular retrato colectivo" composto por seis pinturas que se completam, atribuídas a Nuno Gonçalves (1450-1491), agrupando 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
"O Director do Museu Nacional de Arte Antiga, o homem de Nuno Gonçalves e dos nossos primitivos, espírito ilustre de erudito e de esteta que veio trazer a esta casa a admiravel ordenação em que ela se encontra agora e que é, segundo a expressão do seu proprio desejo, o começo de uma iniciativa que irá sempre sendo ampliada, deu-me a honra de me convidar para falar aos Amigos do Museu, reunindo-nos aqui para juntos evocarmos a poesia que estas velhas taboas encerram, a imensa poesia que das suas formas e das suas côres se exala para as nossas almas de portugueses, longo tempo condenados a acreditar que eramos um povo sem pintores. [...]
Depois que contemplámos estes paineis longamente gozámos estas grandes e surdas sinfonias, com sua côres de país de beira-mar e sol, onde a luz é filtrada pela teia fina das neblinas; depois que os nossos olhos se encantaram no ritmo desta pintura tam decorativa ordenada, e nos sentimos penetrados pela presença dêstes antepassados, - somos levados naturalmente ao desejo de interpretar estas obras de arte, conhecendo estas gentes remotas mas tam nossas contemporaneas pelo laço evidente de parentesco que a elas nos liga e no-las faz sentir."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas escurecidas com pequenos defeitos e picos de acidez. Lombada apresenta falha de papel na extremidade superior.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário